CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – O MEU REINO (SE O TIVESSE) POR UM CAVALO DE PAU – conto de MÁRIO DIONÍSIO lido por ANA BRANDÃO – HOJE, SÁBADO, 10 de MARÇO, às 16 horas – OFICINA: O QUE ACONTECESSE QUANDO NOS EXPRESSAMOS EM PORTUGUÊS? – ENCONTROS EM PARIS – CINEMA: HET DAK VAN DE WALVIS

 

Ana Brandão lê o conto «O meu reino por um cavalo de pau», publicado no livro Monólogo a duas vozes (1986), de Mário Dionísio.

«Além do “tu”, que é da ordem natural das coisas, há o “vós” (o solene e untuoso “vós”: pensastes, quiserdes, julgaríeis), já quase morto, o coitado, mas ainda estrebuchado com vigor, o “vocemecê” ou “vomecê”, o agora universal “você”, ainda não há muito recebido à patada: “Você é estrebaria!”. E o “Senhor”, o “Senhora”, o “Menina”, o “Dona”, o “Senhora Dona”, o “Vossa Excelência” ou “Vocelência” ou “Vossência”, o “Excelentíssimo Senhor”, o “Excelentíssima Senhora”. E, ainda, o “Excelentíssima senhora Dona”, o “Ilustríssimo Senhor”, o “Excelentíssimo e Ilustríssimo Senhor”, o “Vossa Senhoria”. Estará a lista completa?»

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: