SINAIS DE FOGO – A CULTURA É PARA COMER! – por Soares Novais

 

Teatro Experimental do Porto (TEP), Teatro Experimental de Cascais (TEC), Seiva Trupe, Centro Dramático de Évora, (CENDREV), e Festival Internacional de Expressão Ibérica (FITEI) são algumas das instituições a quem a Direcção-Geral das Artes (DGArtes), por proposta de um júri, deixa de apoiar.

Mas a lista não se queda por aqui. Há outras vítimas: Ensemble, Primeiros Sintomas, Casa Conveniente, Escola da Noite, Teatrão, Festival Internacional de Marionetas do Porto, Teatro dos Aloés. Por exemplo.

Nada de grave, se se tiver em linha de conta que TEP e TEC são as duas mais antigas companhias do país e que o CENDREV é um histórico do Teatro português. Tal qual a Seiva Trupe, que resiste desde 1973, ou o FITEI, cuja 41ª edição se realiza entre 12 e 22 de Junho.

Agora, estas e outras vítimas da purga de um júri que a Direcção-Geral sancionou, dispõem de 10 dias úteis para contestar. O que irão fazer, sendo certo que há já manifestações aprazadas para a próxima sexta-feira (18 horas). Em Lisboa, junto ao Teatro Nacional D. Maria II, e no Porto, na Praça de Carlos Alberto, bem próximo do TCA.

A DGArtes anunciou para hoje a apresentação das regras de reforço do financiamento do Programa de Apoio Sustentado, que eleva a 72,5 milhões de euros o montante disponível até 2021, mas tal não passa de uma palhaçada.

Uma palhaçada que ridiculariza quem é a interpreta e que não resolve o problema de fundo: o apoio efectivo à Cultura, nas sua mais diversas manifestações.

E, meus caros, tal qual o pão, a Cultura é para comer!

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: