CARTA DE VENEZA – VENEZA E A FILOSOFIA SLOW FOOD – por Vanessa Castagna

 

 

Entre 2017 e 2020 a cidade de Veneza participa num programa europeu que conjuga os temas da cultura, do património gastronómico e da identidade, sob a coordenação da associação internacional Slow Food e contando com o financiamento do Programa europeu de cooperação inter-regional.

A associação Slow Food foi fundada em 1986 na região italiana do Piemonte por Carlo Petrini, tendo como princípios fundamentais o apoio de produtos e produtores locais, a promoção da educação alimentar com base na sazonalidade dos produtos de modo a favorecer a biodiversidade, o combate ao desperdício alimentar e o desenvolvimento de uma distribuição mais justa da riqueza que a terra nos proporciona.

O projeto europeu denominado Slofood-CE, em especial, visa valorizar o potencial do património gastronómico e dos produtos locais na promoção do desenvolvimento territorial em termos culturais, económicos, ambientais e sociais. As cidades participantes são cinco, nomeadamente Veneza, Cracóvia, Brno, Dubrovnik e Kecskemét. Graças a atividades de formação e à elaboração de uma estratégia partilhada, estas cidades terão a possibilidade de desenvolver metodologias e ferramentas para identificar e promover a riqueza e a variedade gastronómica e dos produtos locais, enquanto património intangível.

De forma mais específica, Veneza prevê neste âmbito a realização de uma ação-piloto por meio da definição de roteiros turístico orientados pela redescoberta e valorização do património gastronómico das ilhas de Sant’Erasmo e Pellestrina. Na verdade, esta ação insere-se no projeto mais amplo de incentivar um turismo sustentável capaz de se contrapor ao turismo de massa que assola o centro histórico da cidade: uma alternativa que vale a pena implementar, mesmo que a pressão do turismo em grande escala já se tenha tornado incontornável.

Leave a Reply