FALECEU JÚLIO POMAR (1926 – 2018)

Hoje faleceu Júlio Pomar, figura maior da pintura e das artes plásticas portuguesas dos séculos XX e XXI. Escreveu numerosos textos de crítica e ensaio sobre arte e cultura, tendo contribuído significativamente para a ligação entre a arte criada em Portugal e a de lá de fora. Cidadão empenhado, participou activamente na resistência à ditadura, o que chegou a valer-lhe a prisão, e fez com que se exilasse  em Paris em 1963. Regressado depois do 25 de Abril de 1974, manteve-se sempre activo até aos seus últimos dias. O Atelier-Museu e a Fundação Júlio Pomar (ver links abaixo) permitem que a sua vida e a sua obra continuem a ser divulgadas. Espera-se que as homenagens que vão com certeza ser feitas deixem vincados o valor da sua obra e o mérito do cidadão que foi.

Conforme Júlio Pomar referiu, a sua comunicação com o mundo como pintor começou através do neo-realismo, reflectindo o tempo em que vivia, de grande dureza para o povo português. O Almoço do Trolha, pintado entre 1946 e 1950, e para alguns inspirado na Sagrada Família, será a obra mais significativa dessa época.

Na sua longa carreira, para além da pintura, deixou obras de desenho, cerâmica e gravura. Salientem-se os murais na estação do Alto dos Moinhos, em Lisboa, e o Unicónio, no Café Central das Caldas da Rainha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O retrato de Mário Soares que Júlio Pomar pintou para o Museu da Presidência revela-nos outras facetas suas. Para além do pintor de génio, o amigo irreverente, que não negou pintar o retrato a quem esteve preso na mesma cela com ele, mas o fez a seu modo.

O cão que comia a chuva, de Richard Zimmler, uma obra de 2016 para o público infanto-juvenil, por convite do autor foi Júlio Pomar quem fez as imagens

 

Sobre o contexto político, social e cultural da vida de Júlio Pomar, foi publicado em 2017 o livro O Pintor  E O Seu Tempo, de Irene Flunser Pimentel.

Para ler mais clique em:

Júlio Pomar

http://ateliermuseujuliopomar.pt/

https://aviagemdosargonautas.net/2014/10/22/exposicao-edicao-e-utopia-obra-grafica-de-julio-pomar-23-de-outubro-pelas-18-horas-tenta-responder-a-multiplicidade-de-imagens-de-uma-mesma-imagem-atelier-museu-julio/

https://aviagemdosargonautas.net/2018/03/10/richard-zimler-e-julio-pomar-vencem-premio-bissaya-barreto-de-literatura-para-a-infancia-2018-com-obra-o-cao-que-comia-a-chuva/

https://www.sistemasolar.pt/pt/produto/341/pt/julio-pomar-o-pintor-no-tempo/

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: