Quando alguém se refere à filosofia, o que é que o leitor pensa? É muito provável que o leitor se volte para os tempos da antiga Grécia ou de Roma, e provavelmente ficará a imaginar que a filosofia seja um modo ultrapassado de pensar, com as únicas pessoas que ainda a praticam a serem homens de muita idade e de barba longa, sentados no meio da natureza, silenciosamente a pensarem. Da filosofia nasceu a ideologia e da ideologia vieram o comunismo, o fascismo, o socialismo, o monarquismo e muitas outras estruturas sociais e políticas. A filosofia tem estado na vanguarda do pensamento racional humano desde há milhares de anos e, com o aparecimento do envolvimento em massa das pessoas na batalha ideológica que se tem estado a desenrolar desde há cerca de um século, pode ser mais relevante hoje do que nunca.
O que é a Filosofia?
A Filosofia, como é definida pelo dicionário, é o estudo da natureza fundamental do conhecimento, da realidade e da existência, especialmente quando considerada como uma disciplina académica. A Filosofia é basicamente uma palavra utilizada para descrever o “pensamento profundo” e a busca de respostas sobre o nosso universo. A palavra grega philosophia traduz-se por “o amor da sabedoria” e também foi descrita pelos gregos como equivalente a “reflexão sobre o pensamento” ou a “estudo do conhecimento”. A filosofia só pode operar com a existência da liberdade de expressão e a liberdade de pensamento, já que ideias e filosofias só podem melhorar se forem abertamente criticadas. Esse tipo de sistema estava muito presente na Grécia antiga.
O que é a ideologia?
A ideologia, como é descrita pelo dicionário, é um sistema de ideias e ideais, especialmente um sistema que forma a base da teoria e da política económica ou política. Essa definição é verdadeira, pois a ideologia é quase que inteiramente sobre política e estrutura social. Também é descrita como sendo “um sistema de ideias e ideais, especialmente um sistema que forma a base da teoria e da política económica ou política…” A ideologia, segundo a ideologia, pode existir com ou sem liberdade de expressão. A crítica das ideologias é boa, no entanto, a ideologia não evoluirá através da crítica.
Como é que estão relacionadas?
A ideologia é um conjunto de ideias e ideais, que não serão alteradas e que são criadas com base no pressuposto de que conhecemos todas as respostas. A ideologia baseia-se em ideias filosóficas, mas não mudará as ideias e acredita que elas sejam concretas. Um exemplo disso é o marxismo, onde a filosofia é um conjunto de princípios e ideais, ainda que a ideologia acredite que estes sejam concretos e, portanto, os imponham à sociedade na forma de comunismo, mesmo que o sistema não funcione. O cristianismo também cria um exemplo semelhante, em que os princípios básicos e a filosofia que está por detrás do cristianismo é o perdão, a generosidade, a bondade / amor e assim por diante. No entanto, a ideologia que assenta sobre essa filosofia é imposta ao mundo na forma de uma religião. e tem sido a causa de guerras e violência, mas também levou à prosperidade das comunidades, tanto quanto estas vivem segundo os valores cristãos (filosofia). Resumindo, a filosofia está aberta à crítica e à mudança, e não se esforça para se impor ela própria às populações, mas voluntariamente aos indivíduos, e a ideologia é baseada numa filosofia e não está aberta a críticas e mudanças, e enquanto ideologia esforça-se por se impor à população.
Filosofia e Ideologia
-
Muitas ideias filosóficas deram origem ou estão associadas com várias ideologias:
-
Marx e Engels associados ao comunismo
-
Adam Smith e Milton Friedman associados ao Thatcherismo
-
Nietzche associado ao Nazismo
-
Sartre associado ao existencialismo
-
Fucco associado ao pós-modernismo
-
Tais ideologias são habitualmente distorções e simplificações que contradizem a imparcialidade do argumento filosófico e restringe severamente a sua independência
Porque é que a filosofia é importante
A filosofia não é um “ismo” como o socialismo, o fascismo e o capitalismo, mas é sim sobre a consistência, tal como a matemática e a ciência. Na matemática e na ciência, uma inconsistência na resposta não é uma boa coisa, pois significa que o estudo é falso, e o mesmo vale para a filosofia. A ideologia desobedece a esta regra e tende a criar inconsistências, sem as resolver, e pode, portanto, ser considerada falsa. As ideologias modernas estão cheias de inconsistências, e é por isso que muitas delas falham, económica e socialmente.
CONSISTENTE = BOM, INCONSISTENTE = MAU
Em vez de debater sobre o capitalismo versus o comunismo para o resto de nossas vidas, acredito que é muito importante voltarmos aos “velhos” modos da Grécia antiga e voltarmos a abraçar o pensamento filosófico da época. A livre troca de ideias permitir-nos-á viver as nossas vidas através de princípios filosóficos, não através de leis ideológicas que nos sejam impostas.
Ideology vs Philosophy – Why Philosophy Wins. Texto disponível em:
https://steemit.com/anarchy/@sailormann/ideology-vs-philosophy-why-philosophy-wins