CARTA DE VENEZA – VENEZA PARA TODOS – por Vanessa Castagna

 

Um estudo intitulado “Healthy Travel and Healthy Destinantions” – realizado pela Airbnb – acaba de confirmar que Veneza é neste momento a capital mundial do turismo de massa, com uma presença de turistas que a coloca à frente das outras oito cidades analisadas.

Como os seus habitantes sabem muito bem, Veneza, mais do que Barcelona, Amesterdão ou Banguecoque, é afetada pelo chamado overtourism, um excesso de pressão turística prejudicial em vários planos. Veneza conta atualmente com 73,8 turistas por habitante, com um fluxo de 23 a 28 milhões de turistas por ano.

Contudo o fascínio de Veneza ultrapassa a sua própria geografia, como demonstra o elevado número de réplicas que inspirou à volta do globo. Em breve para os seus “estimadores” vai haver inclusivamente uma espécie de réplica flutuante, já que com esse intuito está a ser construído um novo navio de cruzeiro, o Costa Venezia, que navegará por mares orientais. A inauguração está prevista para 2019 e o primeiro cruzeiro de apenas 6 dias será organizado durante o Carnaval de Veneza, partindo de Trieste e fazendo escala em Bari, Dubrovnik e Corfu, antes de regressar a Trieste.

Depois dessa viagem inaugural, o seu itinerário seguirá o rasto do célebre Marco Polo, do Mediterrâneo ao Japão, numa viagem de 53 dias. O design, a decoração e a programação cultural prometem proporcionar uma atmosfera veneziana em alto mar.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: