NESTE DIA… PARABÉNS, CHICO BUARQUE – por Carlos Loures

 

Obrigado à Wikipedia

 

Chico Buarque (Francisco Buarque de Hollanda) nasceu, na cidade do Rio de Janeiro no dia 19 de Junho de 1944.  Hoje é, portanto o dia do aniversário deste ilustre carioca. Não dizemos quantos anos tem – quem quiser que faça as contas. No entanto, Chico Buarque pertence àquele reduzido número de privilegiados que não têm idade e que permanecem jovens até ao fim de suas vidas. 

Figura cimeira da MPB – Música Popular Brasileira, vem desde os anos 60 enriquecendo o repertório musical do seu País com composições de grande qualidade, correspondendo a um elevado grau de exigência, quer no nível dos seus trabalhos, quer na excelência das interpretações. Em 1966 venceu o Festival de Música Brasileira com a sua inspirada A Banda. A sua discografia não parou de aumentar e atinge nos nossos dias as oito dezenas de discos.

Durante a ditadura militar, os chamados «anos de chumbo», a sua criatividade encontrou maneira de criticar subtil, mas severamente a ditadura dos militares que mantinham a nação brasileira sob uma feroz repressão. Em 1969, a pressão repressiva, obrigou-o a sair do Brasil e a exilar-se em Itália, regressando ao Brasil no ano seguinte.

Como escritor, venceu três prémios Jabuti – em 1992 o de melhor romance com «Estorvo»; em 2004, com «Livro do Ano», em 2010 com «Leite Derramado». Cantor, compositor, dramaturgo, em todas áreas em que se envolve, Chico Buarque, revela uma inteligência e uma criatividade incomuns.

Parabéns, Chico.

NOTA: Lembramos aqui a sua composição «Tanto Mar» dedicada ao rescaldo da Revolução de Abril , em Portugal.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: