CARTA DE VENEZA – POSTAIS DE VENEZA – por Vanessa Castagna

Neste verão quente, proliferam na net e nas redes sociais imagens inacreditáveis de Veneza, símbolo já de um turismo que é massivo mas sobretudo mal-educado – um turismo, aliás, que afeta e infeta inúmeros destinos magníficos em vias de gentrificação.

A nível local, os protestos fazem-se cada vez mais indignados e procuram sensibilizar mas também organizar-se para conseguir alguma visibilidade e eficácia no plano político. No caso veneziano, são várias as associações de moradores, amigos e apaixonados por Veneza que promovem iniciativas e manifestações concretas, bem como são numerosos os grupos virtuais de vigia e as páginas de alerta sobre a cidade.

Para os curiosos, ficam aqui alguns dos mais representativos a ativos no Facebook: Venessia.com, Via il GABBIOTTO dal Campanile e Venezia NON è Disneyland. Nesta última página o maior número de publicações durante o verão envolveu a denúncia e a partilha de situações críticas para a cidade, como a presença de carteiristas habituais em certas áreas mais transitadas ou comportamentos excêntricos e inapropriados por parte de turistas com pouca noção: são postais de Veneza autênticos, não estereotipados, e sobretudo inconformados. Aqui vai apenas um apanhado, com um abraço e um SOS de Veneza.

 

Leave a Reply