James Joyce escreveu o livro “Ulisses” inspirado na Odisseia de Homero. O personagem principal de seu livro, Leopold Bloom, teria algumas das características de heróis famosos, mas sem pretender imortalizarem-se pela violência.
James Joyce nasceu em Dublin, numa família com dez filhos, orientação católica mas posições a favor da independência da Irlanda. Aos nove anos escrevia o poema Et tu Healy,e aos dezoito, estudando na Universidade, teve o seu primeiro trabalho publicado. A Portrait of the Artist as a Young Man, o seu primeiro romance, saiu em 1916, em Nova Iorque. Em 1922 sai em Paris Ulisses, a sua obra máxima, já anteriormente publicada em episódios nos Estados Unidos.
O editor americano George Macey, em 1930, ofereceu 5 mil dólares ao pintor Henri Matisse em troca do máximo de ilustrações que ele pudesse fazer por esse valor.
Diz-se que Matisse as fez antes de ler o livro, a partir de um resumo que lhe foi feito. São 26 as ilustrações. Era o ano de 1935, e nessa edição Matisse assinou as 1500 cópias e dessas 1500 apenas 250 também foram assinadas por James Joyce. Uma edição com a assinatura de ambos os artistas, custará algo como 30 mil dólares.
Nas ilustrações não aparece a cor habitual do pintor, mas o tom cinzento, não se sabe se por escolha, se por questões orçamentais.
James Joyce é lembrado todos os anos, a 16 de Junho, no Bloomsday, feriado oficial na Irlanda e motivo de comemoração ( http://www.brainpickings.org/index.php/2012/06/19/matisse-ulysses-1935/).
A obra também pode ser lida em brasileiro, em formato digital:
Propomos a consulta dos links seguintes:
http://www.bookride.com/2007/03/et-tu-healy-james-joyce-1891.html