


Balanço EI Eça de Queiroz, Manuelinho de Évora, Catarina Eufémia
Foi bonita a Festa, pá!
Oito anos de Encontros Imaginários, comemorados no dia 4 de Fevereiro 2019!
Desta vez, o contexto social e político internacional com tintas carregadas alertando para possíveis conflitos bélicos, deu –nos o mote para o nosso conteúdo.
Através de Eça de Queiroz, o nosso nunca suficientemente celebrado romancista e “perturbador” cívico, recordamos a responsabilidade do intelectual como arma de transformação social e sua possível cumplicidade com as justas revoltas populares. O que nos levou a citar o levantamento do povo Alentejano, conhecido como Revolta do Manuelinho de Évora, luta exemplar pela independência de Portugal contra a opressão da ditadura Espanhola. E como revoltas e revoluções estão inevitavelmente ligadas a repressão, recordamos a morte da camponesa Catarina Eufémiaàs mãos da impunidade do fascismo de Salazar.
A participação da sociedade civil foi brilhantemente assumida respectivamente pelo economista Bagão Félix, pelo militar de Abril Vasco Lourenço e pela jornalista da TV Carla J. Carvalho.
Para fim de Festa, o Coro AlCante ofereceu –nos “modas Alentejanas” cantadas pelo grupo de 30 elementos masculinos e femininos.
Uma noite muito especial, a não esquecer pelo público que esgotou completamente a Sala 2 da Barraca – Cinearte.

No próximo 18 de Fevereiro, novo Encontro Imaginário
Joseph Kennedy,– Jorge Carvalho – engenheiro
Muhammad Ali – Armindo Laureano, escritor, jornalista…..
Thom Horn – Mário Augusto, cinema e TV
RESERVAS : por este mail, https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxwBVWPFFPKdfmcXDcbvgCnQtPsr ou 213965360