Atividades no Hot Clube de 26 de Fevereiro a 2 de Março de 2019

Hot Clube – Praça da Alegria 48

Dia 26 de Fevereiro

JAM SESSION COM NEMANJA DELIC

As jam session de 3ª feira contam com um músico convidado que lidera a sessão.
Em Fevereiro teremos o baterista Nemanja Delic.

A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar.
Entrada livre.

Dia 27 de Fevereiro

ESCOLA DE JAZZ LUIZ VILLAS-BOAS | HCP – NOITE DE COMBO

Esta noite é destinada à Escola de Jazz Luiz Villas-Boas | HCP.

Concerto com combo de alunos da Escola do Hot, dirigido pelo professor Francisco Brito,  a partir das 22h30, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar. Entrada livre.

Álvaro Pinto – Sax alto; Inês Matos – Guitarra; Zé Manel Cavaco – Piano; Artur Morais – Contrabaixo; João Borges – Bateria

Dia 28 de Fevereiro a 2 de Março

CICLO “JAZZ IMPROV / FREE JAZZ”

22h30: Amado / Faustino / Lencastre

Rodrigo Amado – saxofone tenor; Hernâni Faustino – contrabaixo; João Lencastre – bateria

Com uma actividade intensa que se tem vindo a acentuar nos últimos dois anos, o trio que reúne o saxofonista Rodrigo Amado, o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista João Lencastre afirma-se como formação chave na ligação entre as comunidades da improvisação livre e do jazz. Praticando uma música totalmente improvisada, sem recurso a quaisquer estruturas ou harmonias pré-definidas, este trio desenvolve uma música orgânica, livre, fortemente intuitiva, com ligações profundas à tradição do jazz, das suas raízes mais puras, como o gospel ou o blues, às suas encarnações mais complexas, modernas e sofisticadas.

Nomeado, pelo quinto ano consecutivo, pela prestigiada El Intruso International Critics Poll como um dos cinco melhores saxofonistas tenor em actividade, ao lado de Evan Parker, Joe Lovano, Ken Vandermark, Jon Irabagon, Ivo Perelman, James Brandon Lewis, Chris Potter ou Ingrid Laubrock, Rodrigo Amadoacaba de editar “A History of Nothing” (Trost), o segundo álbum do quarteto que mantém com três das mais importantes figuras do jazz livre actual – Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano. Com esta formação, à frente do seu Motion Trio, com Miguel Mira e Gabriel Ferrandini, ou integrado nos Humanization Quartet, Amado realizou nos últimos anos extensas tournées na Europa e nos Estados Unidos, tendo passado por inúmeras salas de referência como o Snug Harbor em New Orleans, Hide Out em Chicago, The Stone em Nova Iorque, DOM em Moscovo, Jazz House em Copenhaga, Cafe Oto em Londres, Pardon To Tu em Varsóvia, De Singer em Antuérpia, Manufaktur em Estugarda ou a State Philharmony Hall em Oradea, vendo o seu trabalho aclamado em publicações internacionais de referência como a revista The Wire, ou os jornais El País e Folha de São Paulo. Com uma série de novas tours previstas para 2019, nos Estados Unidos e na Europa, Amado afirma-se, cada vez mais, como um dos mais destacados improvisadores Europeus. Como refere o crítico e escritor norte-americano Stuart Broomer nas liner notes que escreveu para “This Is Our Language”, “Amado is an emerging master of a great tradition, more apparent with each new recording or performance.”

Hernâni Faustino, contrabaixista, escolheu há muito o jazz de vanguarda e a livre improvisação como as suas principais áreas de actividade. Tendo assinado inúmeras colaborações com músicos portugueses e estrangeiros, entre eles figuras de referência como John Butcher, Lotte Anker, Nate Wooley, Agustí Fernández, Jon Irabagon ou Mats Gustafsson, e tendo já passado por alguns dos maiores festivais Europeus de jazz, é actualmente considerado como um dos mais intensos e sólidos contrabaixistas nacionais. Membro do aclamado Red Trio, com Rodrigo Pinheiro e Gabriel Ferrandini, do Rodrigo Amado Wire Quartet ou dos Lisbon Freedom Unit, mantém uma actividade vibrante como sidemen e uma permanente busca pelo puro, visceral e criativo.

 Com cinco discos editados com o seu grupo Communion, todos eles muito bem recebidos pela imprensa nacional e internacional, João Lencastre tem vindo a afirmar-se como um dos mais versáteis bateristas do jazz nacional. Entre os inúmeros músicos com quem colaborou encontram-se nomes de referência como David Binney, Bill Carrothers, Thomas Morgan, Jacob Sacks, Peter Bernstein ou Noah Preminger. Em Portugal, desenvolve uma actividade intensa que cruza não só as mais diversas áreas do jazz, do mainstream à improvisação livre, como também o rock, a pop ou a música electrónica, colaborando regularmente com André Fernandes, Mário Franco, Afonso Pais, Carlos Barreto, André Matos, Demian Cabaud, Sara Serpa, Nelson Cascais, João Paulo Esteves da Silva, João Hasselberg, Pedro Branco, Rodrigo Pinheiro ou Tiago Bettencourt, entre muitos outros.

00h00: “Zingaro” / Mitzlaff / Viegas / Rosso 4tet

Carlos Zingaro – violino; Ulrich Mitzlaff – violoncelo; Alvaro Rosso – contrabaixo; João Pedro Viegas – clarinete e clarinete baixo

Concertos a partir das 22h30. 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

A designada “composição imediata” actual é o fundamento deste quarteto. Será a partir desta premissa inicial que o grupo desenvolve a sua expressão, criando espaços sonoros diversos que, não sendo directamente referentes a idiomas específicos, não serão alheios aos percursos e influências de cada elemento desta formação. Nesse sentido, será previsível na apresentação deste 4teto, a existência de uma interacção musical intensa e diversificada. Do “free jazz” a tantas outras abordagens das músicas dos nossos dias, passando pela música contemporânea na sua vertente mais aleatória.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: