QUAIS AS CAUSAS? por Luísa Lobão Moniz

De tanto se falar, e bem, da violência contra as mulheres fica a pergunta: Porque é que os homens batem nas mulheres?

E as respostas geralmente baseiam-se no facto de estarem bêbados, de terem ciúmes, de não se quererem separar, de…qualquer coisa serve para justificar a violência conjugal ou doméstica!

Chegou a altura de perguntar: e as mulheres não têm ciúmes, não bebem bebidas alcoólicas, não sofrem com as separações?

A humanidade é dotada de sentimentos que podem provocar a agressividade, a violência, a ira, a felicidade, a alegria.

Porque é que os homens em situação de conjugalidade são mais violentos do que as mulheres?

 E digo mais violentos porque também há mulheres violentas, mas estes casos são, como sabemos, em muito menor número, basta ter acesso aos relatórios dos estabelecimentos prisionais.

É tão “natural”, em algumas famílias, ver as mulheres serem maltratadas que as crianças que nelas vivem pensam que é assim porque são mulheres. Estas famílias são transversais às condições económicas, origens, profissões, religiões..

 É quanto baste para se ser maltratado _ser mulher_.

É a mulher que ganha menos no trabalho, é a mulher que ocupa lugares que não são de chefia, é a mulher que faz as camas, as refeições, que se preocupa com a saúde dos filhos, é a mulher que falta ao emprego para levar os filhos ao médico e que fica em casa com eles se estes estiverem doentes… São tantas as situações que todos conhecemos que não vale a pena estar a enumerá-las.

O pior é que para muitas pessoas isto nada tem a ver com a violência.

A violência é uma forma de exercer o poder, e só exerce o poder quem pode, quem tem cargos de chefia, quem ganha mais, quem se preocupa com os problemas sociais, com os telejornais e com os jornais, quem é homem.

São os homens que chegam a casa e se sentam a ver as notícias enquanto a mulher faz as refeições e a filha põe a mesa. O filho está “alienado” nas redes sociais, quem sabe se a jogar o Momo, ou a Baleia Azul ou até a ser seduzido por alguém que não conhece.

Mas não sejamos tão pessimistas, o filho pode estar a consultar algum texto importante para a sua formação, assim como a filha se está a preparar para a submissão e para saber os cuidados a ter com a casa.

É verdade que os comportamentos se têm vindo a modificar no sentido de uma melhor partilha de tarefas e responsabilidades sociais entre homens e mulheres, mas quantos são os pais que dão bonecas aos filhos e carrinhos às filhas?

A questão da violência dos homens contra as mulheres não pode ser aceite pelas justificações já descritas, mas pelas causas.

O homem é fisicamente mais forte do que as mulheres? Não sei, as mulheres também são militares e combatem nas guerras.

As mulheres também contribuem para o desenvolvimento científico da humanidade. Quantas cientistas portuguesas se têm distinguido no campo da investigação? Quantas atletas, quantas professoras, quantas escritoras, quantas médicas, quantas polícias, quantas bombeiras, quantas mulheres se distinguiram e distinguem pelos seus valores pessoais e sociais?

Mas quantos foram os primeiros ministros em Portugal, depois do 25 de Abril, e quantas mulheres?

Pois é, foram tão, tão poucas que já muita gente não se lembra. Foi uma; Maria de Lurdes Pintassilgo.

São tantas as causas que levam os homens a bater, e até matar mulheres que já não basta, apesar da sua enorme importância, criar leis e alterar penas sem que isso seja acompanhado de uma profunda reflexão e mudança de paradigma da sociedade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: