PRÉMIO LITERÁRIO FLII – PALAVRAS DE FOGO 2019 DE 14 A 17 DE JUNHO

O Festival, que decorrerá entre 14 e 17 de Junho de 2019, terá nesta segunda edição a entrega do Prémio Literário FLII – Palavras de Fogo 2019 lançado a nível nacional no passado mês de Setembro.

O Prémio Literário FLII – Palavras de Fogo é instituído pela Arte-Via Cooperativa e o consórcio do Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo, em homenagem às vítimas dos incêndios florestais de 2017, e destina-se a revelar novos talentos da literatura em língua portuguesa.

O Prémio distingue um texto original no domínio da ficção, romance ou novela, escrito em língua portuguesa, por autor de nacionalidade portuguesa, com idade não superior a 35 anos.

A edição deste ano “é dedicada, em primeiro lugar, aos 30 anos da queda do muro de Berlim, aos 20 do Nobel Saramago e aos 100 anos dos nascimento de Sofia Melo Breyner e Jorge de Sena”.

Na sessão de abertura, a decorrer na Cerâmica Arganilense, no dia 14, vai decorrer um painel com a presença dos escritores Gonçalo M. Tavares e Andréa del Fuego (Brasil) e de Sérgio Machado, director da Fundação José Saramago, com moderação de António Pedro Pita, da Universidade de Coimbra.

Na ocasião, será anunciado pela directora de Cultura do Centro o vencedor do primeiro prémio literário FLII – Palavras de Fogo.

O festival conta com cerca de 30 escritores convidados: destacam-se os portugueses Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Inês Fonseca Santos, Filipa Leal, Ana Paula Arnaut, Pedro Chagas Freitas, Danuta, Patrícia Portela, Joel Neto, Eunice Lourenço, Leonor Menezes, João Rasteiro, Edgar Valles, José Alberto Carvalho, Ricardo Mota, Mário Zambujal, Fernando Aguiar e Ana Filomena Amaral.

Presenças garantidas são dos estrangeiros André de Toledo Sader, Andréa del Fuego, Ana Miranda e Júlio Silveira (Brasil), Julia Wong (Perú), Asiya Zahoor (Caxemira), Jan Carson (Irlanda do Norte), Zahra El Hasnaoui Ahmed (Sahara Ocidental,) Maya Abu Alhayat (Palestina), Eun Hee-Kyung (Coreia), Karla Suarez (Cuba) e Hélder Beja (Macau).

A sessão de encerramento, no dia 17, em Pedrógão Grande, vai ser dedicada aos muros que existem no mundo e termina com um jantar em que vai participar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que atribuiu o alto patrocínio ao festival.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: