EVOCAÇÃO DOS 50 ANOS DA MORTE DE JOSÉ RÉGIO

Exposições, espectáculos, conferências e reedições de livros vão evocar os 50 anos da morte de José Régio, numa programação que pretende também aumentar o reconhecimento da importância deste escritor, nomeadamente ao nível dos currículos escolares, foi hoje anunciado.

José Régio, nome literário de José Maria dos Reis Pereira, nasceu a 17 de Setembro de 1901 em Vila do Conde, estudou em Coimbra e leccionou em Portalegre durante mais de 30 anos, tendo vindo a morrer na sua terra natal a 22 de Dezembro de 1969.

Para assinalar esta efeméride, o Ministério da Cultura, as direcções regionais de cultura do Norte, do Centro e do Alentejo, os municípios de Vila do Conde, Coimbra e Portalegre, e o Centro de Estudos Regianos (Vila do Conde) juntaram-se na elaboração de um vasto programa cultural.

Ao longo de quase dois anos (até Dezembro de 2020), vão desenvolver-se diversas iniciativas de cariz nacional e local.

No final do ano será apresentado um espectáculo criado por Pedro Lamares através do estudo e pesquisa da obra de José Régio e, em Julho, durante o Festival de Curtas de Vila do Conde.

Um dos objectivos desta iniciativa é chamar a atenção da importância deste homem – também fundador da revista Presença – para a literatura e a cultura portuguesas do século XX, mas que tem sido “mal tratado”.

De forma a criar uma identidade a este projecto de evocação de José Régio, foi desenvolvida uma imagem gráfica, com um dos versos mais conhecidos do poeta – “Não sei para onde vou, não sei por onde vou, sei que não vou por aí” -, e criado um site na Internet – http://www.joseregio.org -, onde vai ser divulgada toda a programação ao longo do projecto.

 Ver mais no site: https://www.joseregio.pt/casa-de-jose-regio-vila-do-conde/  e

em: https://app.box.com/s/tdmddyziu64p3imeszrkdhrjal2i66hm

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: