DEAMBULAÇÕES EM TORNO DA UTILIZAÇÃO DA CANNABIS – JOHNSON & JOHNSON É A PRIMEIRA GIGANTE CONDENADA POR ALIMENTAR A EPIDEMIA DE OPIÓIDES, por ALEXANDRE MARTINS – extracto do jornal “PÚBLICO”, por JÚLIO MARQUES MOTA

COM A DEVIDA VÉNIA A ALEXANDRE MARTINS E AO “PÚBLICO”

Juiz do Oklahoma condenou a empresa a pagar 572 milhões de dólares. A decisão só é válida no estado e ainda pode ser revertida, mas é a primeira vitória em tribunal contra o papel da indústria numa crise que já matou 400 mil pessoas nos EUA.

 

As acções do grupo subiram 5,4% logo após o anúncio do tribunal  – Legenda da fotografia de MIKE BLAKE/REUTERS, que acompanha o texto.

Um dos julgamentos mais importantes das últimas décadas nos EUA terminou esta semana com uma decisão que, à primeira vista, é uma derrota histórica para a gigante Johnson & Johnson e um sério aviso para toda a indústria farmacêutica. Na segunda-feira, ao fim de quase dois meses de sessões, um juiz condenou a empresa a pagar 572 milhões de dólares (514 milhões de euros) pelo seu papel na epidemia de opióides no Oklahoma, que matou seis mil pessoas nos últimos 20 anos. 

A longo prazo, a decisão pode vir a causar um rombo numa das indústrias mais lucrativas do mundo. Mas, por enquanto, os mercados financeiros mostram-se satisfeitos: logo após o anúncio do juiz Thad Balkman, na segunda-feira, as acções da Johnson & Johnson subiram 5,4%, num sinal de alívio pelo facto de o tribunal não ter chegado perto dos 17 mil milhões de dólares (15 mil milhões de euros) pedidos pelo Ministério Público do Oklahoma.

Em causa está a acusação de que a gigante norte-americana é responsável pela crise de dependência e mortes, no Oklahoma, causada por excessos na toma de opióides analgésicos como a oxicodona ou a hidrocodona, e a posterior dependência de heroína. Em particular, o juiz deu como provada a acusação de que a Johnson & Johnson desvalorizou de forma intencional os riscos dos analgésicos e exagerou as vantagens do seu uso prolongado.

________

Leia o trabalho de Alexandre Martins na edição digital do Público de 27 de Agosto último, clicando em:

https://www.publico.pt/2019/08/27/mundo/noticia/johnson-johnson-primeira-gigante-condenada-alimentar-epidemia-opioides-1884629

E na edição impressa do Público de 28 de Agosto último, página 24.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: