COLÓQUIO «NASCI NO SIGNO DA ROSA»: vida e obra de Maria Cecília Correia»

No dia 25 de Novembro, no mesmo dia em que faria 100 anos, um conjunto de especialistas reúne-se no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal num colóquio dedicado à escritora Maria Cecília Correia. O objectivo do colóquio, organizado pelo Grupo de Estudos Maria Cecília Correia, é promover o estudo da vida e da obra desta escritora. Os principais temas em discussão neste colóquio serão: a escrita para a infância; a escrita para adultos; o primeiro livro que publicou; o estudo biográfico; a inter-relação escritora, livro e leitor.

Na Sala de Referência da Biblioteca Nacional de Portugal estará patente, a partir de 4 de Novembro, a mostra «Maria Cecília Correia», naquela que é a primeira mostra documental com base no espólio da escritora, actualmente ao cuidado dos herdeiros. Nesta mostra, o público poderá ver diários de juventude, primeiras publicações, correspondência, livros dedicados e publicações artesanais.

Maria Cecília Correia (1919-1993) é conhecida principalmente como escritora para a infância, tendo sido premiada pela obra Histórias da Minha Rua. Correspondeu-se e foi amiga da poetisa brasileira Cecília Meireles, que a incentivou a publicar o primeiro livro, da artista plástica Maria Keil, que lhe ilustrou os dois primeiros livros, e do filósofo Agostinho da Silva, que a considerou «um dos maiores escritores de Portugal». Está hoje na categoria das «escritoras esquecidas» e pouco estudadas, situação que o colóquio «Nasci no signo da Rosa»: vida e obra de Maria Cecília Correia» pretende contrariar.

Paralelamente, ocorre, até 31 de Dezembro, a Mostra “Maria Cecília Correia (1919-1993)”, na Sala de Referência da mesma Biblioteca.

 PROGRAMA

9h30 – Sessão de abertura

10.00h

Sara Reis da Silva (Universidade do Minho) – Com pequenos apontamentos se fazem contos: a escrita para a infância de Maria Cecília Correia

Eleonor Castilho (Grupo de Estudos Maria Cecília Correia) – Maria Cecília Correia: estudo biográfico

Teresa-Cláudia Tavares (ESE, P. Santarém) – Cecília e o jardim de infância Intervalo

11.30h

Clara Castilho (Psicóloga, Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia) – Escritora, livro, leitor: que inter-relação?

Elisa Costa Pinto (Autora de manuais de Português e Literatura Portuguesa; membro da equipa aLeR+ da ESPJAL) – Rosa, Romã, Berço: a reordenação do mundo nos contos de Maria Cecília Correia

Manuela Parreira da Silva (NOVA FCSH) – [título em breve]

14.00h

Ana Castilho – Terra Vermelha: Herança de um Amor Maior

Leitura de textos por Susana Moreira Marques

Risoleta C. Pinto Pedro (Escritora) – Sete ou oito poemas de Maria Cecília Correia: da solidão da matemática à geometria do infinito

Encerramento

 

Leave a Reply