MARIONETAS DO PORTO – SETEMBRO

 

 

espetáculo Lições de Voo
12 de setembro, 16h00 – Teatro-Cine de Pombal
19 de setembro, 16h30 – Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, Montijo
Programação ArtemRede

Lições de Voo é o nome de uma série de ilustrações de João Vaz de Carvalho, as quais foram usadas para a criação do espetáculo com o mesmo nome.
Espetáculo para dois atores, com marionetas e semi marionetas, cujo conceito é o desejo de voo, o secreto desejo humano de realizar o irrealizável.
Poética recorrente no trabalho da encenadora, que tem percorrido e explorado esse território em formatos muito diversos. É também, pela experiência de cruzamento multidisciplinar que as marionetas tanto a inspiram e têm sido matéria central, capaz de responder às suas motivações criativas.
Lições de voo, é uma criação para maiores de 3 anos sobre a poética do ar, dos sonhos e do voo, num lugar especial onde cada um pode experimentar a leveza do corpo, a suspensão e a emoção de descolagem.
Lições de voo é a nossa viagem com o público até lá, onde todos somos pessoas/pássaros do vento.

exposição Marionetas contemporâneas: criações e discursos
1 a 30 de setembro, 14h00 às 18h00
Museu das Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 57 – Porto
Mais informações: 220 108 224 / museu@marionetasdoporto.pt

Marionetas Contemporâneas: Criações e discursos é uma exposição especial para a equipa, que ao longo de 4 meses, esteve de portas fechadas a trabalhar neste novo projeto, de forma muito partilhada, renovando o espaço, as peças e os discursos que se expandem a partir dessas.
A nova exposição segue o conceito base do Museu das Marionetas do Porto, assumindo a relação teatro/museu, a criação de espetáculos e a exposição das peças.
Dela fazem parte peças emblemáticas da companhia (Miséria, Vai no Batalha, Óscar, História da Praia Grande, entre outras), e novos espaços criados a pensar em novas dinâmicas com o público.
A exposição permite uma fruição diversa, capaz de transportar o visitante para outro lugar, através das peças expostas, dos adereços, das histórias e de todas as atividades propostas num programa dirigido a todo o público.
Além do mundo das marionetas contemporâneas de autor, o público irá descobrir no espaço de exposição temporária (15 de julho a 31 de janeiro) o trabalho da fotógrafa Susana Neves e ainda uma peça doada à companhia, pelo artista plástico Ricardo Leite, pintada e inspirada nas marionetas do espetáculo Macbeth, de João Paulo Seara Cardoso.

Regras do museu:
– Obrigatório o uso de máscara
– Obrigatória a desinfeção das mãos à entrada
– Distanciamento social de dois metros
– O museu fechará diariamente entre as 16h e as 16h30 para desinfeção
– Lotação máxima de visitantes em simultâneo: 10 pessoas

 

Aniversário Marionetas do Porto
29 de setembro, 14h00 às 18h00

O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se a 29 de setembro de 1988, uma data simbólica que coincide com a apresentação do espetáculo Capuchinho Vermelho/Entre a Vida e a Morte, no Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières.
No 32º aniversário da companhia, esperamos por si! Fique atento, o programa de aniversário será divulgado em breve.

 

Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 57
4050-097 Porto
+351 222 083 341
teatro@marionetasdoporto.pt
marionetasdoporto.pt

 

Museu das Marionetas do Porto
Rua de Belomonte, 61
4050-097 Porto
+351 220 108 224
museu@marionetasdoporto.pt
marionetasdoporto.pt

 

Estrutura financiada por

 

 

 

 

Leave a Reply