FRATERNIZAR – Seda Publicações – DA CIÊNCIA À SABEDORIA – Em Tempos de Covid-19 – por MÁRIO DE OLIVEIRA

 

Ninguém se deu conta, mas em meados de 2018 iniciei um Blogue que viria a concluir em meados de 2019. Propositadamente, nunca dei notícia da sua existência a ninguém. Tão pouco divulguei o seu endereço nas redes sociais. O já esperado e de algum modo desejado por mim aconteceu: Ninguém se apercebeu da sua existência. O que me não perturbou. Até me alegrou. À partida, nem eu sabia aonde o Sopro da Vida que, como nascido de mulher, me anima e conduz, como em seu tempo e país, anima e conduz Jesus histórico, me iria levar. À medida que, no decorrer das semanas e dos meses, se multiplicavam os posts, crescia em mim a surpresa e a alegria pelo que me era dado escutar-ver-escrever. Algo de novo estava a ser progressivamente dado à luz por mim. Algo com tudo de grito de Alerta global e de forte apelo a uma radical mudança no nosso modo de ser e de viver na história. Individual e colectivamente.

Com a chegada da Covid-19, nos inícios de março deste ano 2020, dou-me conta que os 45 posts que fazem o Blogue constituem, no seu todo, um Livro premonitório, escutado por mim nos Sinais dos Tempos. Um Livro que é assim como uma espécie de Manual de Instruções para estes dias de pandemia Coronavírus-19. Está lá tudo. As causas e as consequências. E num estilo incisivo, assertivo, radical e ternamente exigente, a dizer-nos, Ou mudamos de ser e de viver, como seres humanos e povos do planeta, ou, a muito breve prazo, perdemos a Terra-organismo-vivo e desaparecemos dela para sempre. Por falta de ar saudável para respirarmos. E de comida saudável para nos alimentarmos. Já que ninguém respira Dinheiro nem come Dinheiro.

O título, ‘Da Ciência à Sabedoria’, totalmente distinto do título de Blogue, pode soar aos nossos ouvidos como algo de insólito. Mas, à medida que acolhemos e escutamos o seu conteúdo, capítulo após capítulo, versículo após versículo, depressa percebemos que ele tem tudo de boa notícia ou evangelho. Como tal, primeiro estranha-se, depois entranha-se. E, nessa mesma medida, faz-nos nascer de novo, de um sopro outro, surpreendentemente fecundo, por isso, diametralmente oposto ao sopro do Poder, nos três poderes, o Religioso, o Político-partidário e o Económico-financeiro, de sua natureza estéril e assassino.

Outra, muito outra, porém, poderá ser a nossa postura frente ao conteúdo deste Livro. Concretamente, a da sua total rejeição /maldição, bem como do seu Autor. Neste caso, manda a verdade que se diga o que já é dito no início do primeiro destes três últimos milénios, A Luz veio ao mundo, mas os homens do Poder e os seus fiéis súbditos odiaram-na e mataram-na, porque ela mostra quão más são todas as suas obras contra os seres humanos, os povos da Terra e a própria Terra, organismo vivo. E para não serem desmascarados perante as suas vítimas, correrão logo a denegrir o Livro e o seu Autor. E, finalmente, a queimar e a matar um e outro, e sem necessidade de recorrerem, como antigamente, às famigeradas Fogueiras da Inquisição e ao derramamento de sangue.

O mais surpreendente é que, empolgados com o Livro e com o evangelho terceiro milénio que ele anuncia urbi et orbi, a Editora Seda Publicações e o seu generoso e entusiasta Editor, Jorge Castelo Branco, decidem fazer dele o seu primeiro Livro editado simultaneamente em suporte papel e digital. Este último, com um custo bem mais reduzido e que pode ser lido em cada uma das diversas plataformas de quem optar por esse novo modo de trazer sempre consigo os Livros que ande a ler.

Informo, finalmente, que no dia 3 de outubro, entre as 14h30 e as 22h00, conto estar, braços abertos e na companhia de exemplares deste Livro e outros Livros meus no Espaço Cultural da Seda Publicações /Gugol.pt, Rua do Godinho 537, em Matosinhos. Dentro deste horário, quem assim quiser passe por lá à hora que lhe der mais jeito. Conversaremos sobre ele e como poderemos gerar com as nossas práticas alternativas um planeta outro, livre de vírus que nos adoeçam e matem.

www.jornalfraternizar.pt

 

Os títulos dos Textos de outras Pastas desta semana

1 Poema de cada vez

CONTRARIEDADES

Cesário Verde

Destaque

Juan Domingo Sánchez Estop

COVID-19, TERROR E EPISTEMOLOGIA NEOLIBERAL

Documentos + extensos

Fernando Wirtz

YUK HUI E A PERGUNTA PELA COSMOTÉCNICA

Entrevistas

Com Boris Cyrulnik e conduzida por Stéphanie Combe

OS ‘PRIMEIROS 1000 DIAS’ DA CRIANÇA

Outros TEXTOS de interesse

Yanis Varoufakis

UMA ALTERNATIVA AO CAPITALISMO QUE JÁ NÃO FUNCIONA MAIS

TEXTOS de A. Pedro Ribeiro

LAVAGENS AO CÉREBRO

TEXTOS Frei Betto, Teólogo

A RELIGIÃO DO MEDO

TEXTOS de L. Boff, Teólogo

OU MUDAMOS OU MORREMOS

 

Leave a Reply