CTA – “HÄNDEL… LÁ COM ESSA MÚSICA”, de RITA TABORDA DUARTE, encenação de TERESA GAFEIRA, no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE – AMANHÃ, SÁBADO, 21 de NOVEMBRO, e DOMINGO, 22 de NOVEMBRO, sempre às 11 horas – em ALMADA

 

Carolina Dominguez em Händel… Lá com essa música!, de Rita Taborda Duarte, com encenação de Teresa Gafeira

 

 

Händel… Lá com essa Música! regressa ao TMJB

 

A Companhia de Teatro de Almada apresenta mais um espectáculo para a infância a partir da música de um grande compositor, desta vez Georg Friedrich Händel (1685-1759), Händel… Lá com essa música!, tem texto de Rita Taborda Duarte e encenação de Teresa Gafeira. O espectáculo vai estar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite nos dias 21 e 22 de Novembro, sábado e domingo, às 11h.

 

Esta história é sobre dois reis ingleses chamados Jorge (George, em inglês) e duas músicas que o compositor alemão também chamado Jorge (Georg, em alemão) Friedrich Händel escreveu para eles no século XVIII. Primeiro, foi o Rei Jorge I quem pediu a Händel que lhe fizesse uma música sobre a água, para ele poder ouvir dentro do rio Tamisa numa noite de Verão durante as Festas de Londres. Música Aquática (de 1717) foi um grande sucesso – colcheias e semi-colcheias cheias de água lá dentro criaram uma música maravilhosa, que nesse dia transformou o rio no palco de um grande concerto. Foi num domingo esplendoroso, o Rei Jorge I disse um poema que ele tinha escrito, e depois todos mergulharam, e descobriram que o que havia dentro do rio era o que havia fora do rio – menos os peixes.

Muito tempo depois, foi a vez de o Rei Jorge II pedir a Händel que compusesse uma música sobre o fogo. Händel pegou na sua pena, e vai disto: uma música a arder quase pegava fogo às partituras, não fosse dar-se o caso de aquele ser um fogo de paz, que incendiou os corações de todos para celebrar o fim da guerra. Música para os Reais Fogos-de-Artifício (de 1749) também foi um grande sucesso, e todos dançaram uns com os outros, e Händel até dançou com o próprio rei, como as senhoras sem par nos bailaricos.

O pai de Georg Friedrich Händel (1685-1759) queria que ele fosse advogado mas Händel escolheu dedicar a sua vida à música e foi para Inglaterra. Escreveu mais de 600 peças musicais, todas muito boas. Um dia tornou-se inglês.

Händel… Lá com essa música! (Sala Experimental do TMJB, dias 21 e 22 de Novembro de 2020, sábado e domingo, às 11h.) 50m | M/3 (5€ a 10€) Clube de Amigos: entrada livre

Texto de Rita Taborda Duarte

Encenação de Teresa Gafeira

Intérpretes Anabela Ribeiro, Carolina Dominguez, João Farraia e João Maionde
Cenografia e figurinos Jean-Guy Lecat
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Adereços Maria João Vieira e Teresa Varela
Operação de luz e som Paulo Horta

Companhia de Teatro de Almada

Todas as informações em ctalmada.pt

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 

+351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94

imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply