GRANDE COISA: ECONOMISTAS ENTUSIASMADOS COM O PLANO DE INFRAESTRUTURAS DE $3 MILHÕES DE MILHÕES, por DION RABOUIN

 

 

Ilustração Aïda Amer/Axios

Big thing: Economists bullish on Biden’s $3T infrastructure plan, por Dion Rabouin

Axios, 29 de Março de 2021

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

 

Os economistas estão a ficar positivamente tontos quanto ao potencial de crescimento económico este ano, à medida que o Presidente Biden e os democratas do Congresso procuram impulsionar uma lei de infraestruturas de 3 milhões de milhões  de dólares.

O que estamos a ouvir: “Os estímulos ajudam a construir a ponte para a recuperação chegar ao outro lado, mas um investimento em infraestruturas é o combustível para pôr em marcha o motor económico”, diz Beth Ann Bovino, economista-chefe dos EUA na S&P Global, num e-mail.

  • A S&P prevê que o plano de infraestruturas de Biden criará 2,3 milhões de empregos até 2024, injetará 5,7 milhões de milhões  de dólares na economia – o que seria 10 vezes o que se perdeu durante a recessão – e aumentará o rendimento per capita em 2.400 dólares.

Ponto da situação: Os economistas da Goldman Sachs reviram novamente as suas perspetivas de crescimento este ano numa nota de domingo aos clientes, prevendo um crescimento real do consumo de 9,5% no primeiro e 12,5% no segundo trimestre, citando a reabertura dos retalhistas, a inversão dos efeitos da tempestade de Inverno e a redução  de novas infeções por COVID-19.

  • Além disso, observam que as reservas de restaurantes OpenTable estão perto dos 70% do normal a nível nacional e estão novamente acima do seu nível pré-crise no Texas.

  • Prevêem também que o ritmo de apoio orçamental aos consumidores dos EUA irá acelerar em $1 milhão de milhões  numa base anualizada (ou 5% do PIB) para Março e o segundo trimestre, relativamente aos seis meses anteriores.

O quadro geral: “Temos de ter um grande programa de obras públicas”, diz Lawrence Baxter, director do Global Financial Markets Center da Duke, à Axios.

  • Baxter compara os novos programas propostos por Biden com iniciativas do New Deal, como o Blue Ridge Parkway, que foram criados para combater o desemprego após a Grande Depressão.

  • “Eles não ousam chamar-lhe isso porque isso seria um pára-raios”, acrescenta ele.

Debaixo da superfície: Um número historicamente elevado de americanos está a lutar com dificuldades, apesar do que parece ser uma economia em recuperação.

  • De acordo com o último Inquérito ao Household Pulse Survey do Gabinete do Censo, mais de 9 milhões de inquilinos estão com rendas em atraso  e em risco de serem despejados, enquanto cerca de 11% dos inquilinos dizem não estarem seguros de poder pagar  a renda do próximo mês. (Esse número sobe para 25% para os americanos com um diploma do ensino secundário ou menos).

  • Um relatório recente do CoreLogic revela que os compradores de casas estão constantemente a mudar-se devido ao custo, mudando-se de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Miami para cidades como Riverside, Califórnia, Myrtle Beach e Tampa.

  • O Departamento do Censo também constatou que 19,2% dos adultos americanos esperam uma perda de rendimentos do trabalho nas próximas quatro semanas, enquanto 10,7% disseram que não têm o suficiente para comer.

Fonte: Dion Rabouin, Axios Markets, Big thing: Economists bullish on Biden’s $3T infrastructure plan. Publicado em 29 de março  e disponível em:

Economists bullish on Biden’s $3 trillion infrastructure plan – Axios

 

Leave a Reply