OS EUA SÃO VISTOS COMO UMA AMEAÇA MAIOR À DEMOCRACIA DO QUE A RÚSSIA OU A CHINA, SEGUNDO PESQUISAS GLOBAIS, por PATRICK WINTOUR

Eugène Delacroix – 1830

 

 

US seen as bigger threat to democracy than Russia or China, global poll finds, por Patrick Wintour

The Guardian, 5 de Maio de 2021 

Selecção de Camilo Joseph

*Os EUA são vistos como uma ameaça maior à democracia do que a Rússia ou a China, segundo pesquisas* 

*Alta crença na importância da democracia em 53 países da amostra, mas _desigualdade e grandes empresas de tecnologia_ vistas como as maiores ameaças* 

*A resposta de países mais democráticos à pandemia de coronavírus foi classificada como pior do que a de países menos democráticos*. 

Patrick Wintour, editor diplomático 

Quarta, 5 de maio de 2021, às 8h00 BST 

*_Os EUA enfrentam uma difícil tarefa apresentando-se como o principal guardião da democracia global, de acordo com uma nova pesquisa que mostra que os EUA são vistos em todo o mundo como uma ameaça à democracia mais do que a Rússia e a China_*. 

A pesquisa mostra que o apoio à democracia continua alto, embora os cidadãos em países democráticos classifiquem a forma como seus governos lidam com a crise de Covid menos do que as pessoas em países menos democráticos.

*A desigualdade é vista como a maior ameaça à democracia global, mas nos Estados Unidos o poder das grandes empresas de tecnologia também é visto como um desafio*. 

As descobertas foram feitas em uma pesquisa encomendada pela *_Alliance of  Democracies Foundation_* entre 50.000 entrevistados em 53 países.

*Os resultados serão uma leitura difícil para os ministros das Relações Exteriores do G7, enquanto eles realizam um último dia de negociações em Londres, nas quais _assumiram coletivamente o papel de baluartes dos valores democráticos determinados a enfrentar a autocracia_* . 

A pesquisa foi realizada pela *empresa de pesquisas Latana entre fevereiro e abril*, então um efeito de ressaca da política externa “América primeiro” de Donald Trump pode permanecer nas descobertas. No geral, os resultados mostram que as percepções dos EUA começaram a melhorar em relação ao ano passado.

*Enquanto na primavera de 2020 as pessoas em países mais democráticos e menos democráticos estavam igualmente satisfeitas com a resposta pandêmica de seu governo (70%), um ano depois as taxas de aprovação caíram para 65% em países menos democráticos, mas em países mais democráticos a classificação caiu para 51%. Na Europa, o número é de 45%. Avaliações positivas chegam a 76% na Ásia*.

*Talvez na descoberta mais surpreendente, quase metade (44%) dos entrevistados nos 53 países pesquisados ​​está preocupada com o fato de os EUA ameaçarem a democracia em seu país; o medo da influência chinesa é, em contraste, de 38%, e o medo da influência russa é o menor, de 28%*. As descobertas podem refletir em parte as opiniões sobre o poder comparativo dos EUA, mas não mostram que nem os EUA, nem o G7, podem simplesmente assumir o manto de defensores da democracia.

 *Desde o ano passado, a percepção da influência dos EUA como uma ameaça à democracia em todo o mundo aumentou significativamente, de uma opinião líquida de +6 para uma opinião líquida de +14. Este aumento é particularmente alto na Alemanha (+20) e na China (+16)*. 

Os países ainda extremamente negativos quanto à influência dos EUA são a Rússia e a China, seguidos pelas democracias europeias.

O estudo mostra um apego à democracia em todo o mundo, com 81% das pessoas ao redor do mundo dizendo que é importante ter democracia em seu país. Apenas um pouco mais da metade (53%) afirma que seu país é realmente democrático hoje – mesmo em democracias.

A maior ameaça à democracia citada é a desigualdade econômica (64%).

Em quase todos os países pesquisados, exceto a Arábia Saudita e o Egito, os limites à liberdade de expressão são vistos menos como uma ameaça à democracia do que a desigualdade.

China: a quantidade certa de democracia, de acordo com 71% dos entrevistados lá.

*Mas metade das pessoas pesquisadas (48%) disse que o poder das grandes empresas de tecnologia, em oposição à simples existência das mídias sociais, é uma ameaça à democracia em seu país. Entre as democracias, os EUA são os mais preocupados com a grande tecnologia (62%), mas a cautela está crescendo em muitos países em comparação com o ano passado, refletida no amplo apoio a uma maior regulamentação das mídias sociais*. 

*Os eleitores na Noruega, Suíça e Suécia estão mais confiantes de que seu país é democrático, mas também os chineses, onde 71% concordam que a China tem a quantidade certa de democracia. Na Rússia, apenas 33% acham que seu país é democrático*. O apoio global aos planos de Joe Biden de organizar uma Cúpula da Democracia é alto em todos os países, exceto na China e na Rússia.

As descobertas também serão uma leitura perturbadora para as democracias do Leste Europeu, como a Hungria, onde apenas 31% dos eleitores acham que seu país é democrático – o mesmo que as descobertas na Nigéria, Irã, Polônia e Venezuela.

*Anders Fogh Rasmussen, presidente da Alliance of Democracies Foundation, ex-chefe da Otan e primeiro-ministro dinamarquês*, disse:

_“Esta pesquisa mostra que a democracia ainda está viva no coração e na mente das pessoas. Agora precisamos sair da pandemia Covid-19 proporcionando mais democracia e liberdade às pessoas que desejam ver seus países se tornarem mais democráticos_. 

_“O apoio positivo a uma Aliança de Democracias, seja a iniciativa D10 do Reino Unido ou a Cúpula pela Democracia do presidente Biden, mostra que as pessoas querem mais cooperação para lutar contra os autocratas. Os líderes devem tomar nota dessas percepções e agir de acordo com elas_.” 

 

Dados da pesquisa

https://docs.google.com/spreadsheets/d/17XEqJLw_LDH7Oe48F11u_AsB2wGViki4O7LaXWnB9fs/edit?_hsmi=2&_hsenc=p2ANqtz-8FM_EZlcMhkDek5D703lqmlzL2rCzI-NZqX0xFuTYune1G4TBwkc73GbZzRQcD_oYl3VEt3qPW0grYz57Wib-nbp_UN8wsIwW8krwgrDQHXAAJZBs#gid=1912927265

Democracy Perception Index 2020 – Topline Results

Topline Results 2020 State of Democracy,Social Media,US Foreign Policy & Elections,COVID Q1,Q3,Q1 – Q3,Q2,Q4,Q5,Q6,Q6,Q7,Q9,Q9,Q9,Q8,Q10,Q11,Q12 Survey Question:,In your opinion, how important is it for your country to be a democracy?,Think about your country today. How democratic do you think i…

docs.google.com

US seen as bigger threat to democracy than Russia or China, global poll finds | World news | The Guardian

Leave a Reply