MARIONETAS DO PORTO – O JULGAMENTO DE UBU – ESTREIA – AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, 7 de OUTUBRO, às 19 horas, no TEATRO CARLOS ALBERTO

 

 

ESTREIA

O Julgamento de Ubu
7 a 16 de Outubro
quarta a sábado, 19h00; domingo, 16h00
Teatro Carlos Alberto, Porto
coprodução Marionetas do Porto e Teatro Nacional de São João
dur. aprox. 1h20
M/12 anos
+ informações aqui

Em O Julgamento de Ubu, Simon Stephens pega no ditador megalomaníaco grotesco e amoral do proto-surrealista de 1896 de Alfred Jarry no papel de Ubu e coloca-o diante de um tribunal internacional do século XXI.
Bem mais de 100 anos após o trabalho vanguardista seminal O Rei Ubu de Alfred Jarry, Simon Stephens apresenta uma sequela da peça de Jarry, escrita quando tinha 15 anos e apresentada pela primeira vez em 1888 como uma peça de marionetas. Peça desafiadora de um delinquente e, possivelmente, o texto fundador do teatro experimental moderno e que abre o Julgamento de Ubu. Marcado em janeiro de 2010, no Tribunal Criminal Internacional sediado em Haia, é o dia 436 do julgamento do ditador Ubu. Sentado perante um Tribunal Internacional constituído pela ONU, é acusado de Crimes contra a Humanidade e outras violações graves do Direito Internacional Humanitário. Nesse processo, Ubu torna-se um símbolo dos ditadores contemporâneos e são levantadas questões sobre a capacidade da lei de lidar com crimes políticos.
A sátira virtuosística de Simon Stephens examina as muitas vezes absurdas disputas jurídicas do sistema de justiça internacional. O Julgamento de Ubu é uma comédia selvagem que interroga os pressupostos de um Tribunal enquanto luta para lidar com réus que não apenas se opõem à moralidade da lei, mas existem numa dimensão moral completamente diferente. Ainda assim, embora não haja como negar a importância da revolta de Jarry contra as convenções naturalistas, ou o facto de que a sua linguagem absurda escatológica ainda mantém um fascínio perverso, a puerilidade desancada pode ser suficiente para enviar aos gritos pela saída, em busca de algo, qualquer coisa, adulta para fazer: talvez o retorno do imposto.
Explorando a legitimidade e eficácia centrais do direito internacional, Stephens pergunta como uma sociedade civilizada pode lidar com os perpetradores de crimes indescritíveis e onde reside a legitimidade de qualquer tribunal internacionalmente convocado. Tendo uma visão irónica e inteligente dos tribunais internacionais quando reduzidos a altercações legais sem sentido e complicadas, esta peça é divertida, mas inquietante, faz perguntas importantes sobre a justiça moral contra a justiça e a futilidade do argumento fundamentado na presença de um malfeitor hediondo.”

Nuno M. Cardoso


Saiba mais sobre a estreia de O Julgamento de UBU, de Simon Stephens, clicando em:

A Viagem dos ArgonautasTEATRO NACIONAL DE SÃO JOÃO – O JULGAMENTO DE UBU, de SIMON STEPHENS, com encenação de NUNO M. CARDOSO, pelo TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO – ESTREIA 7-16 OUTUBRO 2021 – QUARTA a SÁBADO, às 19 horas, DOMINGO às 19 horas, no TEATRO CARLOS ALBERTO

 

 

Leave a Reply