CARLOS REIS – BOM DIA! – “SAILBOAT IN THE MOONLIGHT”, de CARMEN LOMBARDO e JOHN JACOB LOEB, pelo quinteto de WYNTON MARSALIS, com RICHARD GALLIANO – FESTIVAL de JAZZ em MARCIAC, em 2008

Alguém disse que “a Música está sempre a surpreender-nos”, não interessando o quanto já dela ouvimos, em quantidade e qualidade.

Fui eu, posso acrescentar, imodesto. E mais uma vez renovo esse contrato comigo mesmo, reafirmando-o, perante o que aqui se passa.

Nesta notável interpretação do quinteto de Wynton Marsalis, o jovem pianista enceta o tema de um modo peculiar e quase insólito, porquanto ataca o piano com um curioso modo de tocar, um estilo misto George Shearing/Erroll Garner, ambos míticos pianistas estes, já desaparecidos e talvez um pouco esquecidos, embora com composições hoje tocadas por quase todos os Músicos de Jazz. Como curiosidade, diga-se, o primeiro era cego e o segundo não sabia ler uma pauta.

Voltando ao tema, é de notar a excelência, o apuro e o lento swing com que o piano adquire aquela convicção Shering/Garner, vendo-se o aproximar do trompetista e por ali ficar, denunciando expressões de apreço e empatia, trocando olhares cúmplices e sorridentes com o baterista, ambos a demonstrarem assim a atenção e a interacção sempre existente entre músicos de Jazz

Ah, se toda a gente percebesse (sentisse) estas coisas, que bom seria – especialmente para os músicos daquele tipo de música, parentes pobres de apreço e glória, comparados com o resto de outros tipos de música.

O pior é se todos os outros acabassem a abrir falência… Ninguém o deseja.

Carlos

Obrigado a swamawi e ao youtube

Leave a Reply