Exposição Abel Salazar, desenhador compulsivo

 

 

Inaugura em 20/02/2022 a nova exposição do Museu José Malhoa: “Abel Salazar – O Desenhador Compulsivo”. A mostra abre o ciclo 2022 de exposições, e traz para o público um conjunto de desenhos realizados por Abel Salazar, com a proposição e curadoria a cargo da Liga de Amigos do Museu José Malhoa e da Casa-Museu Abel Salazar.

Com uma densa atuação no âmbito académico, Abel Salazar possui um imenso legado artístico a ser ainda mais difundido. Foi, a partir de 1918, nomeado professor catedrático de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde desenvolveu estudos nesta área, e criou o Instituto de Histologia e Embriologia da instituição. Além do percurso profissional na área das ciências médicas – onde se destacou por meio de trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente, Abel Salazar manteve uma atividade como pintor, ensaísta, historiador e crítico de arte.

O olhar científico do médico e pesquisador para com as cenas cotidianas – marcadamente aquelas relacionadas às lidas e lutas do trabalho – foram elementos chave em seus trabalhos no desenho. Mais além do que analisar a realidade como cientista da área da saúde, Abel Salazar o fez como artista, como narrador crítico daquilo que o rodeava. Neste sentido, seu fazer artístico relaciona-se profundamente com a realidade, o que foi maximizado pelo fato de ter sido afastado da Universidade do Porto devido às suas posições políticas antifascistas.

Os desenhos de Abel Salazar trazem, inexoravelmente, a crítica social, em análises da realidade que são transpostas para desenhos com amplo uso de manchas e dramaticidade. Este conjunto, inédito nas Caldas da Rainha, em que se vê quase uma compulsão de Abel Salazar pelo ato de desenhar, chega ao Museu José Malhoa nesta mostra.

Com a receção à exposição, o Museu José Malhoa reafirma seu compromisso de manter as parcerias com a Liga de Amigos da instituição – criada na época da própria articulação que ensejou a criação do Museu, bem como entidade parceira responsável pela realização de diferentes atividades na instituição, periodicamente.

“Abel Salazar – O Desenhador Compulsivo”, além de oportunizar ao público o reencontro com a obra do artista, também contará com propostas de visitas comentadas e outras atividades educativas, que farão ecoar as perceções sobre a obra de Abel Salazar e suas leituras contemporâneas. Para realização de agendamentos de visitas guiadas e informações em geral, basta consultar as redes sociais do Museu José Malhoa ou o e-mail:mjosemalhoa@drcc.gov.pt

 

 

Exposição: “Abel Salazar – O Desenhador Compulsivo”

Abertura: 20/02/2022, 15h30, com visita da curadoria.

Visitação: 22/02/2022 a 08/05/2022, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30 – com última entrada às 17h

Acesso: Conforme as normas gerais do Museu José Malhoa

 

 

 

LUÍSA GARCIA FERNANDES

Museóloga – Museologista

Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar / Association for the Dissemination Abel Salazar House-Museum

Rua Dr. Abel Salazar, 488 4465-012 São Mamede de Infesta, Portugal

| 914 664 340 | lgfernandes@reit.up.pt |www.up.pt |casamuseuabelsalazar.pt

 

Museu José Malhoa

Parque D. Carlos I, 2500-109 Caldas da Rainha

Telefone: (+351) 262 831 984

E:mail: mjosemalhoa@drcc.gov.pt

 

Leave a Reply