CCIF/UMAR – APRESENTAÇÃO DO LIVRO “AVENTUREIRA MARIELLE” – HOJE, TERÇA-FEIRA, 14 de JUNHO, às 18.30

Esta 3.ª feira às 18h30 será apresentado no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Alcântara, Lisboa o livro “Aventureira Marielle e o Dia Da Fotografia” de Nuna com ilustrações de Lala Berekai.

É o primeiro livro infantil escrito por uma autora negra, com uma personagem principal negra portuguesa. Um livro delicioso sobre amor-próprio, tolerância, inclusividade e orgulho.

Recomendado a partir dos 4 anos, este livro foi publicado pela editora Nuvem de Letras em Março 2022 e já se encontra esgotado em muitas livrarias.

Sinopse: «Até àquele momento, sempre pensara que os seus pompons lhe ficavam muito bem. A mãe e o pai queixavam-se dos buracos que a Marielle fazia na roupa quando jogava à bola, mas diziam que ela tinha o cabelo mais lindo da família.» Marielle é uma menina orgulhosa do seu afro, até ao dia em que alguém lhe diz que, para o dia da fotografia na escola, tem de pôr o cabelo lindo e arranjado.

 

A autora, Nuna, é activista interseccional e artista multidisciplinar. O seu trabalho como activista é informado pelo seu revisionismo histórico e social, onde pretende ajudar a desconstruir normativas segregacionais revendo as narrativas e factos históricos pré-estabelecidos através de um trabalho interseccional. Artisticamente, o seu trabalho tem por base o Afrofuturismo e criações multidisciplinares representativas, empoderadas, diversificadas e inclusivas, acreditando que o presente é a materialização do futuro equitário para todes.

  • Saber mais sobre o livro, nestes artigos da TimeOut e da plataforma Dezanove.

Entrada livre!

Este evento está inserido na programação cultural alusiva à permanência da exposição “Império do Medo” no CCIF/UMAR de 9 a 28 de Junho de 2022.

Horário para visita (gratuita) à exposição: Dias úteis até 28 de Junho, 11h-13h e 14h-17h | Sábados, 11, 18 e 25 de Junho, 15h-18h

_________________

Saiba mais clicando em:

Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR – Página do Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR, espaço cultural situado em Lisboa, Alcântara, gerido pela associação feminista UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. (wordpress.com)

Leave a Reply