PINTOR ANTÓNIO DACOSTA EM CATÁLOGO RAISONNÉ ONLINE

António Dacosta (1914 – 1990), poeta, crítico de arte e pintor pode ser revisitado no  catálogo raisonné online (Fundação Gulbenkian), agora reeditado. Depois de ter sido lançado em 2014, por ocasião do centenário do seu nascimento foi agora reeditado mantém-se em atualização contínua.

https://gulbenkian.pt/dacosta/

O Usurário 1940, óleo sobre tela 79 x 98,5 cm Centro de Arte Moderna Fundação Gulbenkian Lisboa, Portugal.

As obras são 770, todas as identificadas até agora, que se podem revisitar neste Catálogo Raisonné digital de António Dacosta. Nele se dá a ver toda a obra identificada com reproduções e enquadramentos artísticos e históricos, uma antologia crítica, ensaios, depoimentos.

Serenata Açoriana 1940, óleo sobre tela 81 x 65,7 cm Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa, Portugal

A segunda versão, remodelada e aumentada, agora disponível no site do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), contou com a direção institucional de Patrícia Rosas e a coordenação executiva de Matilde Corrêa Mendes. E teve ainda o apoio na área de edição e investigação de Joana Jeremias, Leonor Reis e Sofia Bento, estagiárias de História e Teorias da Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.

Leave a Reply