Integrada nas comemorações do 15º aniversário do Museu do Neo-Realismo nas instalações projetadas pelo Arquiteto Alcino Soutinho, decorrerá no dia 21 de outubro, pelas 21h00, a apresentação do livro Informadores da PIDE – Uma Tragédia Portuguesa de Irene Flunser Pimentel.
A sessão conta com a presença da autora, de Guilhermina Gomes, em representação da Editora Temas e Debates, e do Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo, David Santos.
“Esta obra analisa o modo como o regime ditatorial português do Estado Novo e a sua polícia política contaram com portugueses para denunciar outros, de que forma os recrutaram e porque aceitaram muitos colaborar com a polícia, prejudicando e destruindo vidas. Revela também que muitos se candidataram a informador da PIDE/DGS junto da tutela do Ministério do Interior ou de outros organismos do Estado, mas também que muitos menos foram aceites por essa polícia para o serem. Com recurso a exemplos, demonstra de que maneira uma cultura de denúncia abalou o sentido ético de Portugal, marcando a sua História de forma trágica.”
Entrada livre.
Contamos com a sua presença.
A Vereadora
Manuela Ralha
Gabinete de Comunicação e Imagem
Tel.: 263 285 626
Email: museuneorrealismo@cm-vfxira.pt