O Hélder Costa de novo em acção – por António Gomes Marques

 

O Hélder Costa de novo em acção

por António Gomes Marques

Foi no dia 9 de Janeiro, por fim, que pude assistir ao regresso do Hélder Costa à Barraca, que é também a sua casa, e aos seus Encontros Imaginários, o primeiro do Novo Ano, que marca o seu retomar de actividade, após um longo período de convalescença no seguimento do acidente que o levou ao hospital. Agora, apenas lhe falta recuperar a massa muscular que o período de internamento lhe fez perder, mas a sua capacidade de movimentação foi por mim testemunhada, caminhando ao seu lado até ao restaurante onde jantámos, com a bengala a não passar praticamente de um adorno, embora ainda dela necessitando para se levantar ou sentar. No resto, é o Hélder que há décadas acompanhamos, com uma amizade bem cimentada.

O encontro de dois amigos

Se neste primeiro Encontro de 2023 as personagens trazidas pelo Hélder foram Audrey Hepburn, Vitorio Gasman e John Foster Dulles, para o segundo, já no próximo dia 23, teremos Lola Montez, Fernão de Magalhães e Alexandre o Grande.

Os diálogos inteligentes que o Hélder para nós imaginou são também uma demonstração do que deverá ser uma verdadeira democracia, onde o contraditório está sempre presente, e não uma democracia formal como aquela em que vivemos.

O Hélder no início da acção, começando a chamar as personagens

Segue-se a apresentação de uma cena do Encontro Imaginário, com todos os protagonistas:

As três fotografias são do sempre presente e comum amigo Carlos Alberto Pereira Martins.

Portela (de Sacavém), 14-01-2023

1 Comment

Leave a Reply