Fórum Social Mundial 2023 começa com programação intensa em Porto Alegre 
São mais de 170 atividades programadas até o próximo sábado, 28, com a participação de 1,8 mil inscritos e presença de cinco ministros do governo Lula
Por Stela Pastore / Publicado em 23 de janeiro de 2023
“A democracia no Brasil está por um fio e os fascistas não vão desistir. A multipolaridade que vivemos é uma oportunidade que pode nos favorecer em que o país pode escolher os parceiros em diferentes frentes de maneira soberana”, resumiu Tarso Genro, ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro do governo Lula, no debate A luta dos povos no contexto do nascimento de um mundo multipolar, realizado nesta segunda a noite
Foto: Jorge Leão/Sindijors
Com o tema Outro mundo é possível – Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, o encontro reúne inúmeras lideranças sociais além de vários ministros que confirmaram presença no evento organizado pelas centrais sindicais e movimentos populares do Rio Grande do Sul e do Brasil.
“Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades. A posse do Presidente Lula, irá demarcar uma mudança da correlação de forças, não apenas no Brasil, mas em todo Continente e no Mundo”, resume o documento de convocação do FSM.
“A metodologia do Fórum, inaugurada em Porto Alegre entre 2001 e 2005, de espaço de convergência e de diálogo, possibilitou a construção de estratégias que contribuíram para o sucesso de governos democráticos da América Latina e outros locais”, explica o integrante do Instituto Idhes Mauri Cruz, um dos coordenadores do FSM.
“A expectativa é que ocorra novamente diante da necessidade de redefinição de estratégias no mundo multipolar e de crescimento da extrema direita de forma radical do e a necessidade de reposicionamento do campo democrático e popular e o FSM cumprindo um papel como espaço de construção desse novo pensamento”, destaca.
Confira a programação do Fórum
…
Para continuar a ler clique em:
Fórum Social Mundial 2023 começa com programação intensa (extraclasse.org.br)
E saiba mais clicando em:
Porto Alegre recebe Fórum Social Mundial de 2023 | Agência Brasil (ebc.com.br)
Fórum Social Mundial 2023 debate a construção de um novo Brasil – Vermelho
Nota – Como assinala a Agência Brasil (ver link acima) o Fórum Social Mundial tem como objectivo fazer “um contraponto à agenda neoliberal e capitalista do Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos, na Suíça”. Nesta medida, damos aqui o nosso contributo para divulgar a sua realização, muito pouco divulgada a outros níveis, pelo menos em comparação com a cimeira de Davos, a “cimeira dos ricos”.
Clicar abaixo para ler sobre o Fórum Social Mundial de 2013:
DECLARAÇÃO DA ASSEMBLEIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS – FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2013 – TUNÍSIA – 29 de Março