MPPM – PARAR A GUERRA! DAR UMA OPORTUNIDADE À PAZ!

 

O MPPM associa-se a outras organizações promotoras da paz e dos direitos das pessoas e dos povos subscrevendo este Apelo em defesa da paz e convoca todas as pessoas amantes da paz para participarem nas iniciativas que se vão realizar em todo o país.

Em Março, Junho e Outubro de 2022, milhares de pessoas convergiram em defesa da paz, em importantes actos públicos, desfiles e concentrações que se realizaram por todo o país.

Em 2023, vamos voltar de novo à rua porque é urgente:

– Parar a confrontação e guerra, seja na Palestina, no Sara Ocidental, na Síria, no Iémen ou na Ucrânia, com as trágicas consequências e os sérios perigos que comportam.

– Pôr fim à escalada armamentista e às sanções, que atingem as condições de vida dos trabalhadores e das populações, enquanto as multinacionais do armamento, da energia, da alimentação, da distribuição acumulam fabulosos lucros.

– Que a diplomacia para a solução política dos conflitos substitua a ingerência, o militarismo e o uso ou a ameaça do uso da força nas relações internacionais.

– O respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e da Acta Final da Conferência de Helsínquia, caminho para assegurar os direitos dos povos, a paz, a segurança e a cooperação.

– Que o Governo português não contribua para o agravamento do conflito, do militarismo, da guerra, e cumpra os princípios da Constituição da República Portuguesa, como o direito à autodeterminação dos povos, a não ingerência nos assuntos internos de outros Estados, a solução pacífica dos conflitos internacionais, a dissolução dos blocos político-militares, o desarmamento geral, simultâneo e controlado.

– Afirmar que todos os povos têm direito à paz, condição essencial para a justiça e o progresso social, para o bem-estar de toda a Humanidade.

– Repudiar as manifestações de fascismo, nazismo, xenofobia, racismo onde quer que se manifestem.

– Promover a solidariedade e a amizade entre todos os povos.

Apelamos a todos quantos aspiram à paz a participar nas acções que se vão realizar em diversas cidades, incluindo:

– em Viseu, dia 11 de Fevereiro, às 11h30, no Rossio

– em Lisboa, dia 16 de Fevereiro, às 18h00, no Largo de Camões

– em Évora, dia 16 de Fevereiro, às 18h00, no Largo Camões

– em Setúbal, dia 16 de Fevereiro, às 18h00, no Largo da Misericórdia

– em Corroios, dia 17 de Fevereiro, às 18h00, na Estação Ferroviária

– em Coimbra, dia 17 de Fevereiro, às 18h00, no Largo da Portagem

– no Porto, dia 18 de Fevereiro, às 16h00, na Praça da Batalha

Pela paz, todos não somos demais!

Veja aqui a versão do Apelo com a lista actualizada de locais e de organizações subscritoras 

Leave a Reply