ADÃO CRUZ recebeu o PREMIO SPECIALE POESIA ATHOS LAZZARI, PREMIO LETTERARIO CITTÀ DI CATTOLICA, pelo seu livro de poesia “ENTRE AS MÃOS E O SONHO”

O Adão Cruz, argonauta desde a fundação e um dos poetas que participam n’A Viagem dos Argonautas, obteve em Itália o Premio Letterario Internazionale Città di Cattolica para poetas, o Premio Speciale Poesia Athos Lazzari, no passado mês de Março, pelo seu livro de poesia Entre as mãos e o sonho, editado pela Europa Editora. Abaixo apresentamos a capa do livro premiado e uma imagem obtida a partir do sítio do prémio literário que inclui também a mesma capa. A seguir alguns links para o mesmo sítio.

Para saber mais clique em:

Home page – Premio Letterario Città di Cattolica – Pegasus Literary Awards due (premioletterariocattolica.it)

La storia – Premio Letterario Città di Cattolica – Pegasus Literary Awards due (premioletterariocattolica.it)

I vincitori 2023 – Premio Letterario Città di Cattolica – Pegasus Literary Awards due (premioletterariocattolica.it)

 

Cattolica é uma cidade italiana situada na Emilia-Romagna, província de Rimini, junto ao Adriático. Ao que conseguimos depreender tem uma intensa vida cultural. O Premio Letterario existe desde 2008 e a ele podem concorrer pessoas de todo o mundo.  Estará muito valorizado nacionalmente, sob a designação de Pegasus Literary Awards. A seguir reproduzimos uma breve biografia de Adão Cruz,

Adão Pinho da Cruz nasceu no lugar de Figueiras, freguesia de Castelões, concelho de Vale de Cambra, em 1937. Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especializado em Cardiologia e subespecializado em ecocardiografia. Prestou serviço militar na Guiné, entre 1966 e 1967, como alferes médico. Usando palavras suas: «a profunda vivência da guerra e o profundo contacto com uma população miserável, constituíram uma das mais ricas e marcantes experiências da sua vida». Apanhado pela explosão do 25 de Abril, não fugiu ao novos deveres de cidadania criados pela Revolução e, nomeado pelo Governador Civil de Aveiro, exerceu durante um ano as funções de Presidente da Comissão Administrativa da Câmara municipal de Vale de Cambra. É membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, da Sociedade Europeia de Cardiologia, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos e foi também membro da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

Para além da sua actividade como médico, é escritor e pintor, com diversos livros publicados, de contos, poemas e pinturas. Fez várias exposições, individuais e colectivas, realizadas em Portugal e no estrangeiro. Principais obras publicadas: Esta Água Que Aqui Vem Dar (poemas e pinturas -1993), Vem Comigo Comer Amendoim (contos, ilustrados por Manuel Cruz-1994), Palavras e Cores (prosa poética e álbum de pinturas-1995), Adão Cruz – Tempo, Sonho e Razão (álbum de pinturas e textos de Albano Martins e César Príncipe-2003), Nova Ponte Sobre um Velho Rio (conjunto de três pequenos volumes de poesia, com capas sobre pinturas do autor-2006), Adão Cruz – Hora a hora rente ao tempo (álbum de pinturas e texto do autor-2007), Adão Cruz – Um gesto de silêncio (álbum de pinturas e poemas, com texto do autor -2010), VAI O RIO NO ESTUÁRIO, poemas de braços abertos (poesia e textos) e VAI O RIO NO ESTUÁRIO, cores de braços abertos (pintura e texto do autor).

 

Sugerimos para finalizar a releitura do poema Entre as Mãos e o Sonho:

ENTRE AS MÃOS E O SONHO, de ADÃO CRUZ

Leave a Reply