SINAIS DE FOGO – ANNE FRANK VOLTA A MORRER – por Soares Novais

 

Imagem do livro de banda desenhada alvo de censura nos EUA

Anne Frank escreveu o seu Diário num quarto de uma pequena casa de Amesterdão. Foto: Reprodução “O Globo”


(1) O campo de concentração de Bergen-Belsen, também referido apenas como Belsen, situava-se no actual estado alemão da Baixa Saxónia. Começou a funcionar em 1940. Imedidatamente após as tropas de Hitler terem invadido a Bélgica, os Países Baixos e a Polónia. Dois anos depois, tornou-se um verdadeiro campo de concentração. Bergen-Belsen não tinha câmaras de gás, mas ali pereceram 70 mil pessoas. Judeus, homossexuais, ciganos, e comunistas foram ali torturados; outros morreram à fome e vitimados por tifo, disenteria e hipotermia. As tropas britânicas libertaram Bergen-Belsen a 15 de Abril de 1945. À sua espera estavam milhares de corpos por enterrar. Actualmente, o campo está aberto ao público, contém um centro de visitantes e uma “Casa do Silêncio” para reflexão. Foi construído um grande obelisco.

(2) Anne Frank escreveu o seu Diário entre Junho de 1942 e Agosto de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. A editora  “Contact Publishing”, de Amesterdão, fez a primeira edição da obra em 1947, que teve como título:Het Achterhuis. Dagboekbrieven 14 Juni 1942 – 1 Augustus 1944. Mas foi após a sua publicação em inglês –  “Anne Frank: The Diary of a Young Girl”  – que “mereceu ampla atenção popular e da crítica .” Hoje é um dos livros mais lidos em em todo o mundo.

(3) Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475-1564), mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou Miguel Ângelo, foi um pintor, escultor, poeta, anatomista e arquitecto italiano. Viveu entre Florença e Roma e foi considerado um genial criador de arte. A família Medici protegeu-o, mas foi na Cidade Eterna que deixou a maior parte da sua obra pública. Transitou do Renascimento para o maneirismo. Retratou o nu masculino como nenhum outro artista. Talvez devido aos seus ideais de humanismo e neoplatonismo.

 

Fonte consultada: Wikipedia.

 

Leave a Reply