CARLOS REIS – BOM DIA! – CLINT EASTWOOD fala com RAY CHARLES sobre ART TATUM, OSCAR PETERSON e NAT KING COLE

Art Tatum… Oscar Peterson… Nat King Cole…

Três em um…

Ora aqui está uma boa hipótese de qualquer pessoa brilhar numa conversa em um qualquer intervalo de um qualquer concerto de Jazz – mesmo que a partir de uma oferta de sobra de bilhetes, sem nada terem de pagar – mostrando conhecimento, ditando opiniões e pareceres válidos e convictos…

E graças a quem, graças a quem? Ora, graças ao Clint Eastwood, do qual certamente todos viram todos os filmes. E que aqui – em vez de sacar e disparar – nos mostra as três personagens acima, de pontos de vista incomuns e originais.

Admitindo que conhecessem (vagamente) o Peterson e (muito bem) o Nat King Cole a cantar espanholadas, o Art Tatum permaneceria num obscuridade intransponível e a magia das mãos pianísticas do Cole ainda mais longínqua – não fora esta pequena e interessante conversa de Clint Eastwood com o Ray Charles, com boas piadas, música e informação por aquele sugerida e por este fornecida, com bons palavrões pelo meio…

Os pequenos e raros filmes entretanto incluídos, servem para ilustrar a verve insuperável de Art Tatum (um pianista quase cego desde sempre) e a surpresa da relação de Nat King Cole com o piano.

Reservo para o fim as palmas e os elogios a mim próprio, sempre preocupado com a vossa cultura e gostos musicais – parte importante deste meu sacerdócio.

Podem permanecer sentados, enquanto aplaudem. Não exageremos, que diabo.

Carlos

Obrigado a Johan Dalgaard e ao youtube

Este pequeno filme faz parte de um documentário realizado por Clint Eastwood Piano Blues. Para ler sobre ele clique em:

Piano Blues (film) – Wikipedia

 

Leave a Reply