PALCO 176 – VIAGENS PELAS TERRAS DE ESPANHA – I – por Roberto Merino

Corral de Comedias –Alcalá de Henares

Corral de Comedias –Alcalá de Henares

Mecanismos de cena do Corral de Comedias

Teatro de la Abadia- Madrid


Notas

(*) Julio Alonso Llamazares  (Vegamián/Leão 1955) é um escritor e jornalista espanhol que nasceu no desaparecido povo leonês de Vegamián, onde seu pai Nemesio Alonso trabalhava como maestro nacional pouco dantes de que a localidade ficar inundada pela barragem de Porma.

O Teatro de La Abadia esteve presente no TNSJ no ano de 2005, com uma exposição sobre a remodelação e recuperação do edifício que deu origem a essa sala de espectáculos, sob o título, Nada es como es, sino como se Recuerda: Teatro de La Abadia.

Também nessa oportunidade apresentaram dois espectáculos; Azaña una pasión española a partir de textos de Manuel Azaña, (1940). Una figura clave en el devenir histórica y política de nuestro país. La palabra de Azaña se organiza, en este espectáculo, según tres grandes ejes temáticos: el autorretrato y su propia figura pública, la reflexión sobre la historia de España – el régimen republicano, laicismo y Guerra Civil -, y la meditación sobre el arte y el paisaje españoles. (informação TNSJ)

E Sobre Horacios e Curiacios a partir de Bertolt Brecht

Manuel Azaña Díaz foi um político espanhol, segundo e último Presidente efectivo da Segunda República Espanhola.

 (**) A visita ao Museu de El Prado, é gratuita todos os dias a partir das 18.30 horas

– Os mecanismos de cena fotografados por mim representam um barril cheio de pedras, que girando através de uma manivela reproduz o som de uma trovoada ou de um galope de uma cavalaria. Chamados mecanismos de ruído. À direita um alçapão, mecanismo de poleias e cordas; permitia o aparecimento e/ou fuga de figuras rapidamente da cena.

Leave a Reply