SINAIS DE FOGO – CAMILO ABANDONADO – por Soares Novais

 

Busto de Camilo. Imagem Wikipedia

***

Notas: 1 – O escultor Henrique Araújo Moreira nasceu em Avintes (Vila Nova de Gaia), no ano de 1890, no seio de uma família humilde. Com 15 anos de idade, ingressou na Academia Portuense de Belas Artes, que estava instalada nos claustros do Convento de Santo António da Cidade e que, mais tarde, passou a designar-se Escola de Belas Artes do Porto. Hoje, é ali que está a Biblioteca Pública Municipal. Terminou o curso com a classificação final de dezassete valores. Foi discípulo de José de Brito, António Teixeira Lopes, Sousa Pinto e Marques da Silva. Dedicou toda uma vida à produção escultórica. Tem muitas estátuas espalhadas pelo país, mas é na “Invicta” que realiza grande parte da sua obra. Como o já referido busto de Camilo Castelo Branco, a Henrique Moreira se deve também a autoria de “A Juventude” e dos “Meninos”, na Avenida dos Aliados; de “Salva-Vidas” ou “Lobo do Mar”, na Foz do Douro; do “Monumento a Raúl Brandão”, no Jardim do Passeio Alegre; da estátua “Padre Américo” no Jardim (Praça) da República; do “Monumento aos Mortos da Grande Guerra”, na Praça Carlos Alberto; ou ainda – como co-autor, com Alves de Sousa e José Sousa Caldas – do “Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular”, na Praça Mouzinho de Albuquerque (popularmente conhecida como Rotunda da Boavista). Henrique Moreira, que foi consagrado como “o escultor do Porto”, morreu em 1979.

Imagem: Wikipedia

 2 – As ilhas do Porto são (bairros de) habitações operárias. Surgiram, inicialmente, na zona oriental da cidade, mas rapidamente se estenderam ao centro e aos municípios próximos. A origem das “ilhas” é desconhecida, sendo certo que, no século XVIII, já eram relatadas casas a que se chamava de “ilhas”. O conjunto habitacional tinha (tem) apenas uma saída para a rua. Acredita-se que a forte presença da comunidade inglesa na cidade tenha contribuído para a construção das “ilhas”, pois essas habitações registam as mesmas características daquelas que, na cidade de Leeds, alojavam os operários. No final do século XIX, com o desenvolvimento industrial da cidade e com a chegada de muitos migrantes das terras do Norte do país, este tipo de habitação massificou-se.

 3 – A denominação “Os Quatro Vintes” assinala o facto de os quatro artistas plásticos terem terminado os respectivos cursos com a nota de vinte valores. “Os Quatro Vintes” é uma alusão irónica a uma marca de tabaco dos anos 60 do século passado. 

Fontes consultadas: sigarra.up.pt, Infopedia e Wikipédia

Leave a Reply