MPPM – MOBILIZAÇÃO GERAL EM APOIO AO POVO PALESTINO

 

 

É preciso impedir uma ainda maior e terrível tragédia na Faixa de Gaza.

A brutal agressão de Israel na Faixa de Gaza, acompanhada por acções violentas e ataques de colonos armados na Cisjordânia, já provocou muitos milhares de mortos e os feridos são quase 15 000.

Gaza está sem luz eléctrica, sem água, sem comida, sem medicamentos.

Ambulâncias, pessoal médico, instalações médicas, hospitais, caravanas de refugiados, bairros residenciais são alvo de ataques e de bombardeamentos.

Dezenas de trabalhadores de apoio humanitário e da ONU foram mortos pelos ataques israelitas.

É preciso parar de imediato os bombardeamentos e impedir qualquer invasão terrestre, que, a acontecer, configuraria, à luz das Convenções Internacionais, um genocídio e provocaria uma guerra generalizada no Médio Oriente, com consequências imprevisíveis no plano regional e internacional, mas sempre dramáticas.

Denunciamos a profunda hipocrisia dos EUA, da União Europeia e de vários governos europeus, incluindo o português, que com a retórica do «direito de resposta de Israel» alimentam o conflito e dão cobertura a crimes de guerra como os castigos colectivos sobre populações civis e a deslocações forçadas.

Todas as vidas contam, todas as vidas têm o mesmo valor, todas as acções que visem populações civis são censuráveis e merecem a nossa condenação.

É por isso que a paz tem de imperar. É urgente um cessar-fogo imediato, para pôr fim às mortes, à violência e ao sofrimento.

É preciso restabelecer o abastecimento de água, alimentos, energia e combustíveis na Faixa de Gaza e permitir a entrada urgente da ajuda humanitária. É preciso calar as armas e trilhar os caminhos da solução política para a questão palestina e para a paz no Médio Oriente.

Essa paz só será possível com o fim da ocupação, dos colonatos, da opressão e repressão israelitas e com a garantia dos direitos nacionais do povo palestino como estipulam inúmeras resoluções da ONU.

É necessário prosseguir a luta pela paz no Médio Oriente e pelos direitos do povo da Palestina!

Para informação actualizada:
www.facebook.com/mppm.movimento.palestina
www.instagram.com/mppm.palestina
www.mppm-palestina.org

1 Comment

Leave a Reply