CARLOS REIS – BOM DIA! – JOHANN SEBASTIAN BACH – TOCATA E FUGA em D MENOR numa HARPA de VIDRO – FESTIVAL de SANTO ESTEVÃO, em BOLONHA

https://www.youtube.com/watch?v=gDm4IphrlYg

Uma vez, há muitos anos, parei extasiado, numa das pontes mais bonitas de Budapeste, a ver um indivíduo que produzia música passando delicadamente os dedos pela beira de vários copos, cada um com diferentes volumes de água, o que permitia obter as doze notas da escala em várias oitavas, determinadas pela quantidade de copos. Como se fora um teclado feito de vidro…

Tudo aquilo, todo aquele som mavioso e delicado me espantou, incluindo o pensamento súbito do trabalhão e da paciência que daria “afinar” tal instrumento, consoante a quantidade de água depositada em cada copo…

Claro que em casa, quando éramos pequenos, já o meu pai nos demonstrava essa possibilidade, com um copo com água, ao passar-lhe também um dedo por todo bordo do copo, originando uma som, uma qualquer nota de música prolongada – um fascínio infantil.

O fascínio subiu de tom e admiração, anos depois, na ponte de Budapeste e hoje ainda mais, ao ouvir estas duas personagens extrair daqueles imensos copos com água, a conhecida Toccata e Fuga de Bach com uma perfeição surpreendente.

Mas a Música nunca para mesmo de nos surpreender?

Carlos

(1685 – 1750)

 

Obrigado a GlassDuo – Glass Harp e ao youtube 

Leave a Reply