Diário de Bordo de 5 de Agosto de 2012

Amanhã, dia 6 de Agosto, mudaremos de «casa». A partir da próxima meia noite, embora mantendo aqui alguma informação, passaremos a estar em

http://aviagemdosargonautas.net

Por que mudamos? Razões de natureza operacional, levam-nos a optar pela plataforma para onde emigramos, que além de graficamente mais bonita e mais funcional, possui um conjunto de serviços que a tornam favorável. No fundo, as emigrações fazem-se quase sempre pela mesma razão – o desejo de mudar para melhor.

Estamos a completar o primeiro ano de actividade, temos uma excelente equipa de colaboradores e, mercê dessa colaboração,  alcançámos um número de visitantes que não sendo muito grande tem crescido a um ritmo regular. Com uma média de 500 visitantes/dia no primeiro ano de funcionamento, apontamos para 600/700 de média diária. Não nos iludimos – há blogues que atingem estes números numa hora. Não competimos pelos números. Em todo o caso, mantendo o actual perfil e nível médio de colaboração, é possível chegar a mais pessoas. A mudança de plataforma e algumas medidas com ela relacionadas, vão nesse sentido.

Voltando-nos para o interior, somos, como afirmámos no primeiro editorial, «um espaço plural onde é proibido proibir ideias políticas, científicas, filosóficas, crenças religiosas». Este blogue é o resultado da políitica de convites que tem sido seguida – quando convidamos alguém sabemos o que esse colaborador pode dar ao conjunto. E é porque seguimos esse critério que os textos são publicados integralmente e sem quaisquer restrições.  Concordam os coordenadores com tudo o que publicamos? Não. Nem têm de concordar. A actual equipa coordenadora  imprime ao blogue os seus conceitos de equilíbrio editorial, distribuindo as colaborações de acordo com esses conceitos. Há um ano, afirmámos: «São bem-vindos todos os que defenderem a Liberdade. Respeitando estes princípios, queremos, ganhar o nosso espaço, lutando pela qualidade e pela liberdade de expressão, pela isenção». (…) « O debate de ideias será feito com respeito pelas ideias alheias.

Quem critica, fá-lo-á atacando ideias, mas respeitando pessoas».

Agora que vamos começar uma nova fase da viagem, mudando de alojamento, é bom que o que somos e o que não somos fique claro. A Viagem dos Argonautas defende a democracia e a justiça social. Está ao serviço dessas ideias e é um espaço plural onde se debatem conceitos e se discutem soluções. Não aceitamos dados adquiridos nem aceitamos o que é «politicamente correcto» – essas são as rotas que conduzem a um «pensamento único» que condenamos. Tudo pode e deve ser discutido, contestado, posto em causa. Porém, a primeira e mais importante das nossas regras é a de uma exigência absoluta de respeito por quem, procurando objectivos idênticos, aponta caminhos diferentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s