Permixon: comparticipação de um placebo – por Octopus


(Posted: 10 Oct 2011 06:30 AM)

 

O Permixon (do laboratório Pierre Fabre) é um medicamento à base de uma planta, Serenoa repens, e utilizado no tratamento das alterações miccionais   provocadas pela hipertrofia benigna da próstata. 

Na realidade trata-se de um placebo.

Já em 2006, o New   England Journal of Medicine publicava um artigo onde concluía que não existia   qualquer benefício na utilização do Permixon em relação ao placebo.

  

No dia 28 de setembro   deste ano, é a vez da revista JAMA ( Journal of the American Medical   Association) publicar um estudo duplamente cego, onde as conclusões são as   mesmas: o Permixon não permite reduzir a nictúria (em maior eliminação de   urina durante a noite), não melhora o fluxo urinário e não altera o volume   residual de urina. Resumindo: a acção do Permixon é comparável ao do placebo.

 

 Convém lembrar o que é   um placebo.

 

Um placebo é um   medicamente que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos  fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado.

 

Esta questão do efeito   placebo merece alguma reflexão. Dizer que um medicamento não é melhor de que   um placebo, não significa que não faça nada, dado que o próprio placebo tem   alguma eficácia real, mais não seja psicológica para o doente que o   toma. 

 

O placebo também não  tem efeitos secundários. No caso da hipertrofia benigna da próstata pode  assim ser benéfico ao evitar ou retardar o uso de medicamentos, que apesar de   mais eficazes, têm, eles sim efeitos secundários indesejáveis. 

 

A questão que se põe  aqui, mais uma vez, é saber se é lícito um medicamento que não tem qualquer   acção terapêutica ser comparticipado, como outro medicamento qualquer. Neste   caso, uma embalagem de Permixon com 60 cápsulas, tem um preço de venda de 24   euros, sendo a sua comparticipação (que todos nós pagamos) de 37% 

  http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa053085

  http://jama.ama-assn.org/content/306/12/1344.abstract

  http://www.infarmed.pt/prontuario/mostra.php?origem=ono&flag_palavra_exacta=1&id=799&palavra=Permixon&flag=1

 

 

 

2 Comments

  1. bem eu tomo oleo de figado de bacalhau , lecticina de soja , oleo de semente de abobora , e oleo de alho macerado , isto tudo são placebos certo ??

  2. Eu tenho HPB e esse medicamento dá-me efeito.Não acreditem em todos os estudos desse género, que são feitos com cobertura de laboratórios que querem vender os seus próprios produtos.

Leave a Reply