Orquestra Metropolitana de Lisboa – Concertos

 

 

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Newsletter #95
 

 


Concerto para Duas Orquestras

NOVEMBRO 4

Sexta-feira, 21h00, Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa
Festival Caixa Geral de Depósitos 

Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve
Cesário Costa
direção musical

George Frideric Handel – Concerto a due cori em Si bemol maior, Op. 1, HWV 332
Wolfgang Amadeus Mozart – Serenata em Ré maior, KV 286, Noturno
Michael Tippett – Fantasia Concertante sobre um tema de Corelli
John MarshConversation Symphony, para duas orquestras

Numa iniciativa inédita no nosso país, duas orquestras com percurso e identidade próprias juntam-se sob a batuta de um só maestro, num mesmo palco, para interpretar obras que exploram os efeitos sonoros resultantes de uma utilização do espaço diferente daquela que é habitual. Cenário acústico que permitirá também viajar no tempo; com Mozart, Handel e dois outros compositores ingleses menos conhecidos do grande público – Michael Tippett e John Marsh – evoca-se uma maneira de fazer música que no final da Renascença conquistou grande popularidade e deixou uma herança inegável na produção posterior. Por essa altura, a configuração grandiosa da Basílica de São Marcos em Veneza, que dispõe o coro em duas galerias afastadas, dificultava qualquer concertação rítmica. Os compositores começaram então a escrever distintamente para cada uma das partes, usando técnicas como a alternância ou a pergunta-resposta. Nasceu assim o estilo concertante que viria a marcar quase toda a música orquestral daí em diante, fazendo confrontarem-se entre si os vários núcleos instrumentais que compõem uma orquestra. As quatro peças do programa exploram ostensivamente esses recursos.

Concerto comentado por Rui Campos Leitão.

A entrada é livre dentro dos limites dos lugares disponíveis e mediante prévia reserva de convite. Informações pelo telefone 217 953 442.
 

 


Orquestra Académica Metropolitana

NOVEMBRO 5

Sábado, 21h00, Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa
Festival Caixa Geral de Depósitos

NOVEMBRO 6

Domingo, 17h00, Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Produção: Universidade Nova de Lisboa | Metropolitana
 

Orquestra Académica Metropolitana
Barbara Tritt
soprano
Jean-Marc Burfin direção musical

Gioachino Rossini – Abertura da ópera O barbeiro de Sevilha
Stanisław Moniuszko – Recitativo e dumka da ópera Verbum nobile (Zuzia)
Stanisław Moniuszko – Ária da ópera A Condessa (Condessa / 2º ato)
Stanisław Moniuszko – Ária da opera A Condessa (Condessa / 3º ato)
Karol Szymanowski – Canção de Roxana, da ópera O rei Roger
Stanisław Moniuszko – Recitativo e aria da ópera A mansão assombrada (Hanna / 4º ato)
Joseph Haydn – Sinfonia n.º 45 em Fá sustenido menor, Sinfonia do Adeus

Porque o lirismo não é exclusivo da música italiana, e cada língua revela encantos próprios, a Orquestra Académica Metropolitana faz-nos descobrir cinco árias cantadas em polaco pela soprano Barbara Tritt. A cantora vem assim a Portugal interpretar os dramas e os deslumbramentos amorosos de quatro personagens femininas que protagonizam óperas assinadas por duas referências da música polaca. Stanisław Moniuszko foi o primeiro grande representante da música vocal no seu país; já Szymanowski é por muitos considerado o mais importante compositor polaco após Chopin. A iniciar o programa, os alunos da Academia Superior da Metropolitana farão ainda ouvir a bem humorada abertura de O barbeiro de Sevilha de Rossini. A fechar o concerto, a Sinfonia do Adeus, a célebre sinfonia que termina com o palco vazio, depois de os músicos o abandonarem progressivamente.

No dia 5, no Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, a entrada é livre dentro dos limites dos lugares disponíveis e mediante prévia reserva de convite.
Informações pelo telefone 217 953 442.

No dia 6, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, os bilhetes encontram-se à venda no local do espetáculo, no dia do concerto.
Preço dos bilhetes: 10€
5€ para menores de 25 anos, maiores de 65, estudantes e professores.
 

 

Danças e Metamorfoses 

NOVEMBRO 5

Sábado, 21h30, Igreja do Castelo, Lourinhã

NOVEMBRO 6

Domingo, 19h00, Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa
Festival Caixa Geral de Depósitos
 

Orquestra de Sopros da Metropolitana
Reinaldo Guerreiro
direção musical

Percy FletcherFeira de vaidades
Alfred ReedDanças Arménias (2.ª parte)
Adam Gorb Danças Ídiches
Johann de Meij Extreme Make-Over (metamorfoses de um tema de Tchaikovski)

A Orquestra de Sopros da Metropolitana promete continuar a surpreender com a energia e talento dos seus jovens músicos e mais quatro obras-referência do repertório para este tipo de formação. Desta vez, propõe-se algumas sonoridades diferentes. Depois de uma bastante animada abertura, com todo o brilhantismo instrumental característico da música do inglês Percy Fletcher, ouvem-se temas melódicos recolhidos na Arménia em finais do século XIX, numa composição original do norte-americano Alfred Reed. Depois, será a vez do estilo Klezmer – música judaica – se impor pela mão de outro compositor inglês, Adam Gorb. A terminar, do holandês Johann de Meij, uma peça inspirada em temas de Tchaikovski e no gamelão indiano.

No dia 5, na Igreja do Castelo, Lourinhã, a entrada é livre.

No dia 6, no Átrio Central da Caixa Geral de Depósitos, a entrada é livre dentro dos limites dos lugares disponíveis e mediante prévia reserva de convite.
Informações pelo telefone 217 953 442.
 

 

 

Elmar Oliveira com
a Orquestra Metropolitana de Lisboa
Concerto INATEL 

NOVEMBRO 9

Quarta-feira, 21h00, Grande Auditório do CCB 

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Elmar Oliveira
violino
Cesário Costa direção musical 

António Pinho Vargas – Duas Peças 
Camille Saint-Saëns – Concerto para Violino e Orquestra n.º 3, Op. 61 
Georges Bizet – Sinfonia em Dó maior

Premiado com a medalha de ouro do Concurso Tchaikovski de Moscovo, Elmar Oliveira é um dos violinistas mais reputados no panorama internacional, tocando com as maiores formações do mundo. Neste concerto com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direção musical de Cesário Costa, interpretará uma obra de Saint-Saëns dedicada ao lendário violinista Pablo Sarasate; original combinação de melodias francesas, espanholas e italianas que revelam a paleta dos recursos virtuosísticos do violino. Um desafio à altura de Elmar Oliveira e do seu invejável currículo. A abrir este programa, ouvem-se «Duas Peças» de António Pinho Vargas. Esta obra, escrita para os naipes de cordas da orquestra, resultou de um processo de maturação de oito anos, com base numa outra por si apresentada quando do concerto de estreia da OML, em 1992. A completar o concerto, toca-se uma admirável sinfonia escrita pelo autor da Carmen, Georges Bizet, quando contava apenas dezassete anos de idade, revelando desde logo toda a sua mestria e criatividade.

Produção: Fundação INATEL | Metropolitana

Bilhetes à venda na Bilheteira do Centro Cultural de Belém.

 

 

 

Fundadores

 

 

 

 

 

Mais Informações: www.metropolitana.pt
A Metropolitana está no Facebook: www.facebook.com/MetropolitanaLx

Se deseja deixar de receber esta Newsletter clique aqui

Metropolitana © 2009 Todos os direitos reservados.

Leave a Reply