COMPOSITORES FAMOSOS – Felix Mendelssohn – por Luis Rocha

 

 

 

 

 

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn-Bartholdy, o compositor da conhecidíssima Marcha Nupcial, nasceu em Hamburgo em 3 de Fevereiro de 1809.

Viveu no seio de uma família abastada ( o pai era banqueiro) o que lhe proporcionou uma educação em diversas áreas, com maior incidência na música e na pintura, para além das viagens e estadias prolongadas em diversos países da Europa, onde teve a oportunidade de se relacionar com grandes compositores, escritores, pintores e com os meios sociais aristocratas da época, de que se destaca uma recepção no Buckingam Palace pela rainha Vitória de Inglaterra.

 

Uma das obras primas de Mendelssohn é a abertura para o drama Shakespeariano Sonho de Uma Noite de Verão , escrita quando tinha 16 anos e inspirada na peça homónima do dramaturgo Inglês.

 

No plano musical a sua característica mais notável é a orquestração. O que via nas viagens motivava a sua inspiração criadora a nível musical: As Hébridas (Die Hebiden) numa viagem à Escócia mais concretamente à gruta Fingal na ilha deserta de Staffa mais conhecida por A gruta de Fingal,  As sinfonias Italiana (uma das suas obras mais alegres especialmente o famoso final saltarello-presto, inspirado numa fogosa dança italiana) e a Escocesa   (inspirada numa visita à capela do palácio de Maria Stuart na Escócia).

 

As viagens estimulavam também a sua apetência para a pintura, como o demonstram várias aguarelas que desenhou ( Vista de Florença,catedral de Durham em Inglaterra e outras).

Ao lado vista de Lucerna, com a sua famosa ponte em madeira contruida no século XIV. A Kappelbrücke (Ponte da Capela) é a mais antiga ponte de madeira da Europa e tem 204 metros de extensão. Fica sobre o Rio Reuss. Foi construída em 1333 para a defesa da cidade.

Um incêndio atingiu parte dessa ponte em 1993. Foi reconstruída e reinaugurada em 1994. É o local turistico mais famoso da cidade e constitui um dos ícones de toda a Suíça.
.

Relativamente às obras concertantes, são de mencionar os concertos de piano em sol menor, op. 25 (em sol menor), e o op. 40 (em ré menor). Na sua obra de piano merecem destaque: Capricho op. 22 (em si menor), a sonata de piano em si menor op. 6 e Rondo Capriccioso em mi maior op. 14.

 

Em 1844 escreveu O concerto de violino e orquestra em mi menor, op. 64 , que é uma das obras mais célebres do autor.

 

Criou em 1843 o Conservatório de Música de Leipzig que, dada a qualidade dos professores (Shumann entre outros), se tornou famoso tendo sido frequentado por alunos vindos dos Paises Baixos, Inglaterra, Dinamarca, Rússia, etc. Morreu nesta cidade em 4 de Novembro de 1847, apenas com 38 anos.

 

Base da informação : colecção “Enciclopédia Salvat dos Grandes Compositores” – Montserrat Albet

 

Deliciem-se agora com esta magnifica interpretação de Sarah Chang, do concerto de violino e orquestra em mi menor, op. 64 ( parte 1)

 

 

 

 

Leave a Reply