O fado é a partir de hoje Património Imaterial da Humanidade. A candidatura do fado foi aprovada este domingo durante o VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO distingue o fado enquanto tradição e expressão da identidade da cultura do país. Os peritos do comité que avaliou a candidatura portuguesa, consideram-na como exemplar.
“O fado é um elemento importante da nossa identidade e um enorme contributo para a cultura mundial. E, acima de tudo, as comunidades do fado incentivaram o processo e nele participaram. Esta decisão traz-nos uma enorme responsabilidade, a responsabilidade de preservar e promover o fado como uma grande marca da diversidade do património humano”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa acolheu, em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, a decisão do VI Comité Intergovernamental da UNESCO.
“Estranha Forma de Vida” foi o fado que António Costa ofereceu às delegações presentes em Bali depois de agradecer a distinção da UNESCO. “Acho que foi a melhor forma de homenagear aqueles que têm de ser hoje homenageados. São aqueles que têm feito o fado e que são os fadistas. E Estranha Forma de Vida é uma homenagem a todos”, explicou.

Parabéns. Embora o objetivo foi alcançado, espero que os argonautas continuem a revisão histórica, a análise e o debate sobre o fado.Visca!