Uma clara ilustração sobre os sociais democratas na Alemanha e sobre os homens da senhora Merkle e do senhor Barroso como Wolfgang Schauble – I
1. Os inspectores alemães têm medo da Suiça
Os funcionários da administração fiscal alemã têm medo de ir à Suíça. Eles temem ser incomodados pela justiça suíça depois de haver um mandado de detenção emitido contra três dos seus colegas.
«Os inspectores do fisco alemão têm medo de fazer turismo na Suíça.» (photo: Keystone).
—————————————–
“A organização que represento e eu próprio temos recebido nestes últimos dias muitas destas mensagens carregadas de insultos e de ódios.” Nunca acreditei que isso fosse possível. Na sua maioria vêm da Suíça. Eu também tenho sido informado sobre as preocupações dos meus colegas que me perguntam se eles podem ir de férias à Suíça sem arriscarem serem colocados na prisão.» Esses comentários são feitos por Thomas Eigenthaler, da União dos funcionários do fisco alemão no jornal “Blick”.
“Nem contra a Suíça nem contra os Suiços.”
E o Presidente continua: “70.000 pessoas fazem parte deste sindicato, que é politicamente independente.” Nós não criticamos nem a Suíça nem os seus cidadãos. Estamos a lutar numa batalha contra a evasão fiscal cometida pelos alemães que vão depositar o dinheiro na Suíça. Além disso, nós criticamos as pessoas que lhes servem de cúmplices nos bancos suíços. Além disso, o nosso Sindicato dá assistência aos funcionários que estão sob pressão no exercício do seu trabalho.»
“Um mandato de prisão supérfluo “
“Estou consciente de que a Suíça tem outros critérios penais que não são os da Alemanha”. Este é também o caso para outros Estados-Membros. Mas eu acho este mandado desnecessário porque os inspectores fiscais não agiram por iniciativa própria. “As decisões de compra do CD que contém dados sobre os agentes de fraude foram tomadas a nível dos serviços, ao nível dos Ministérios.”
Aceitar o direito alemão
“Além disso, é lógico que a Suíça tenha em conta o direito penal alemão”. Os bancos suíços conhecem-no, uma vez que eles têm estado muito frequentemente perante a justiça. “Assim, Credit Suisse desembolsou 150 milhões de euros de penalização” continuou Thomas Eigenthaler.
2. Inspectores do fisco alemão perseguidos
Mandatos de prisão foram emitidos na Suiça contra três inspectores do fisco alemão, acusados de espionagem .
O Procurador Michael Lauber ( à esquerda) defendeu as acções da Suiça. Peer Steinbrück (à direita) fala de um possível escândalo. (Bild: Keystone)
Três inspectores do fisco alemão são objecto de um mandado de detenção emitido pela Suíça. Berna suspeita de terem participado na transacção que levou o Land Rhénanie du Nord-Westphalie a comprar um CD que continha os nomes de clientes alemães do Credit Suisse.
(Continua)