Na Quarta-feira 18 de Abril sugerimos esperançadamente a audição no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos, às 18h, do Coro do Teatro Nacional de São Carlos sob a direcção musical de Giovanni Andreoli com o apoio do pianista Kodo Yamagishi e a participação da soprano Maria do Anjo Albuquerque e do barítono Carlos Pedro Santos na interpretação da obra de Johannes Brahms Ein deutsches Requiem, op. 45.
O concerto será comentado por Jorge Rodrigues que salientará, certamente, que a obra, composta entre 1865 e 68 e presumivelmente motivada pelo desgosto devido à morte recente da mãe do compositor (sucedendo-se à de Robert Schumann), teve uma versão mais curta com seis andamentos que o próprio Brahms dirigiu na Catedral de Bremen em Abril de 1868. Mais tarde o compositor escreveu mais um andamento (que veio a ser o 5º) destinado a uma soprano (e coro), cuja primeira ária “Ihr habt nun Traurigkeit” aqui ouviremos pela célebre soprano Kathleen Battle com o Coro e Orquestra da Filarmónica de Viena dirigidos pelo maestro Herbert von Karajan:
Para ouvir o Requiem integral (76 min) pelo Coro e Orquestra Sinfónica da Universidade da Califórnia Davis (dir. Jeffrey Thomas) com Tamara Matthews, soprano e David Arnold, barítono clique aqui.