MANIFESTO DA LEITURA EM LISBOA por clara castilho

 

 

 

 

 

 

 

 

Vai realizar-se no sábado, 21 de Abril de 2012 | 15h00, no Largo do Chiado, em LISBOA , a II ARRUADA DA LEITURA. Iniciar-se-á com Música: um grupo de percussão (Paradiddle) e de Gaita-de-Foles (Bombrando), composto por cerca de 80 elementos acompanham o percurso (até à rua à 1º de Dezembro).

Seguir-se-á uma performance “Reviver Pessoa, Eça, Camões…”com a participação de 12 alunos do Curso de Interpretação da EPI – Escola Profissional de Imagem, encenados pela atriz Cristina Cavalinhos. Os alunos “vestirão” a pele de seis Escritores – Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, Camões, Florbela Espanca e Natália Correia.
Uns escritores acompanham o percurso e outros ficarão nas varandas do Paris em Lisboa, Armazéns do Chiado e Multiópticas. Haverá pontos de Bookcrossing no Largo do Chiado, no cruzamento da Rua do Carmo com a Rua 1.º de Dezembro e pontos de venda de livros infantis pela Livraria Gatafunho no  Largo do Chiado, no cruzamento da Rua Garrett com a Rua do Carmo e no cruzamento da Rua do Carmo com a Rua 1.º de Dezembro.

E aqui poderemos olhar para a Livraria Sá da Costa e lembrar que foi o Café Central até 1875, onde se reuniam o Eça de Queiroz, o Antero de Quental a escreverem o protesto sobre a proibição das Conferências no Casino, rever a Casa Havanesa e os seus encontros sociais, respeitar a livraria Bertrand, na actual morada desde 1773.

Às 16h00, no fim do percurso poder-se-á ouvir  o “Manifesto de Leitura”, escrito por José Fanha e dito pelo actor Manuel Coelho (Teatro Nacional D. Maria II).

Todos os participantes poderão levar um livro, amigos e fazer parte deste Manifesto!

A organização é das Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Leave a Reply