VAMOS AO CINEMA – Manipulação do cinema pela TV

Hoje falamos de cinema catalão

 

 

 

VAMOS AO CINEMA

 

Hoje é dia de S. Jordi, ou seja, de SãoJorge. Por isso falamos de um filme catalão – Cineastes contra Magnats, do realizador Carles Benpar. Está ainda a ser rodado em Barcelona, mas provoca já uma acesa polémica entre o povo do cinema – vejamos porquê.

 

Na verdade, este filme de Benpar pode ser interpretado como um manifesto militante contra a manipulação que a televisão exerce sobre o cinema.  Bertrand Tavernier, Sydney Pollack, Arthur Penn, Woody Allen e Jean-Luc Godard, entre outros, envolveram-se num aceso debate sobre essa incidência manipuladora. O filme conta com a colaboração de gente de peso – entrevistas com Tavernier, Penn, Jack Cardiff, George Sidney, Elliot Silverstein, Jules Dassin, Henning Carlsen, Christian Braad Thomsen, Jean Pierre Marchand, Pedro Armendáriz,  Sydney Pollack, Woody Allen, Jean-Luc Godard, Richard Fleischer, Volker Schlöndorff e Pierre Truché…

 

Na sua face documental, Cineastes contra Magnats incluirá gravações antigas de Federico Fellini contra as interrupções publicitárias na televisão (cedida pela Associação Nacional de Autores Cinematográficos de Itália) e John Huston a pedir para não colorirem os seus filmes ( Associação de Realizadores da América). Haverá uma parte de ficção interpretada por actores que personificam a ligação entre os vários testemunhos e materiais de arquivo. Esrtefilme deverá ser o testemunho definitivo da luta que o espírito criador enfrenta contra o manipulador a arte dominada pelo poder económico. O filme parte do Manifesto de Barcelona, lido en 1987 no Colégio de Realizadores de Cinema da Catalunha, no qual se “exigia” que os realizadores e os escritores tivessem o direito de ver chegar a suas obras ao espectador “tal como tinham sido concebidas originalmente”.

 

Watch Cineastas contra Magnates (de Carlos Benpar, 2005) in Entertainment | View More Free Videos Online at Veoh.com

Leave a Reply