Dia 24 de Abril de 1974, quarta-feira
A “Operação” está em marcha – ultimam-se pormenores. Às três da manhã o agente de ligação entregou ao major Albuquerque, do Centro de Instrução e Condução Auto 1 (CICA 1), as ordens de operações referentes às unidades da Zona Norte. Durante a madrugada no Regimento de Infantaria 14 (RI 14), em Viseu, é recebida a ordem de operações. O capitão Ferreira do Amaral transmite as instruções a Lamego e o capitão Aprígio Ramalho à Guarda.
Às oito da manhã o capitão Castro Carneiro e o alferes Pêgo, do CICA 1, iniciam a viagem destinada a entregar as ordens de operações às unidades de Lamego (capitão Delgado da Fonseca), Vila Real (capitão Mascarenhas) e Bragança (Capitão Freixo).
Às oito e trinta, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém os oficiais ligados ao MFA, iniciam na parada, dentro do maior sigilo, os contactos com os cerca de cinquenta graduados (oficiais subalternos do Quadro Permanente, alferes, aspirantes, furriéis e cabos milicianos). Os contactos são feitos individualmente, comunicando-lhes que, se a senha e contra-senha forem para o ar, a operação decorrerá nessa madrugada.