Na Quinta-feira, 10 de Maio, o destino mais interessante julgamos ser o CCB pela variedade da sua oferta. Não só se prolongam (até Domingo) as proezas das marionetas do TamTam (ver acima), como nos dois auditórios há “manjar” para gostos muito diversos.
No Pequeno Auditório (Sala Eduardo Prado Coelho), às 21h, a jovem pianista de origem russa Anna Vinnitskaya apresenta-se pela primeira vez em Portugal. Vencedora do Concurso Internacional Reine Elisabeth em 2007, entre outros, e colaboradora de diversos maestros com destaque para Vladimir Fedoseyev, Emmanuel Krivine, Kyrill Petrenko, Gilbert Varga, Dimitri Jurowski, Paul Goodwin e Pietari Inkinen, vem descrita como “ impressionante pelo vigor e facilidade técnica com que aborda obras imponentes do repertório”.
Apresenta-se com um programa de que constam :
Maurice Ravel Sonatine para piano, em Fá sustenido menor, Sergei Prokofiev Sonata para piano n.º 2, em Ré menor, op. 14, Alexander Scriabin Prelúdios, op. 16 e Sonata para piano n.º 2, em Sol sustenido menor, op. 19, “Fantaisie” e Maurice Ravel Gaspard de la nuit (Ondine, Le gibet, Scarbo).
É numa destas últimas peças Ondine de Maurice Ravel que a podemos ouvir em:
Os menos amadores da música dita “clássica”, optando mais pelaworld music tem ao lado, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, às 21h, uma sua insigne representante, a cantora peruana Susana Baca que vem apresentar “Afrodiaspora”, o seu mais recente álbum.
Nele a ex-ministra da Cultura do Peru e actual presidente da Comissão de Cultura dos Estados Americanos olha para a influência de outras músicas e outros mundos na música peruana, desde as cumbias colombianas, os tangos argentinos, ao bolero e à valsa mexicana; presta também homenagem a ícones já desaparecidos da world music (como a mexicana Amparo Ochoa ou a cubana Celia Cruz) e demonstra, mais uma vez, a sua atenção à poesia lírica, rodeando-se de compositores notáveis e incontornáveis como Javier Ruibal de Cádiz, Iván Benavides, Javier Lazo e Victor Merino.
Actuará acompanhada de Ernesto Hermoza guitarras, charango, Oscar Huaranga contrabaixo, Hugo Bravo percussão e Maria Elena Pacheco violino, entoando canções como esta Maria Landó: