ORQUESTRA JUVENIL MESTRE DOMINGOS SARAIVA por clara castilho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ADMAR FERREIRA,   Professor   de Educação Musical, levou à III JORNADA DA CASA DA PRAIA – Crise e Mudança na Vida Emocional dos Jovens  a “Orquestra Juvenil MDS” e explicou como a música pode ser forma de integração social. A Orquestra é uma iniciativa do Agrupamento de escolas do Algueirão, situado na freguesia de Algueirão – Mem Martins, e tem como principal objectivo promover a música como forma de integração social, iniciativa que vem desde ano lectivo 2006/07, tentando dar resposta ao elevado número de alunos que vêem a música na escola como um meio de integração e de aprendizagem sem custos para a família.

 

Actualmente a Orquestra é constituída por cerca de 70 elementos activos, do 5.º ao 9.º ano e alguns ex-alunos que continuam ligados a este projecto. Funciona durante o horário de enriquecimento curricular e pretende desenvolver competências sociais e musicais. Os alunos que revelam maior apetência e conhecimentos musicais são designados de tutores e colaboram/ajudam os colegas que estão na fase de aprendizagem de conteúdos.

Têm feito parte do projecto alunos de diversas turmas e anos de escolaridade, entre os quais constam alunos referenciados ao abrigo do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), alunos acompanhados pela psicóloga da escola e alunos ao abrigo da Casa Pia. Considera-se que este projecto permite desenvolver um sentimento de pertença na comunidade onde estão inseridos, através dos ensaios, actuações e patilha com os Encarregados de Educação e restante comunidade.

Ao longo destes anos a Orquestra MDS contou com a colaboração dos Encarregados de Educação dos alunos, o Conselho Directivo/direcção da escola e o apoio da Junta de Freguesia.

Actualmente toca um repertório que vai de encontro às tendências do momento e também do nosso passado musical/património cultural.

 

Leave a Reply