EM COMBATE – 66 – José Brandão

Companhia de Caçadores 3323

 

 

 

ANGOLA
1971-19730

 

 

 

CAPÍTULO I – Formação da Companhia

 

A Companhia de Caçadores 3323 teve como Unidade Mobilizadora o Batalhão Independente de Infantaria nº 19, aquartelado na cidade do Funchal.

 

Apesar dos quadros, com excepção do comandante da companhia e do 1º Sargento, já se encontrarem na Madeira, anteriormente à data da mobilização, 15 de Julho de 1970, tendo tomado parte na instrução básica e instrução especial do 3º turno de incorporação, só em 4 de Novembro foram os militares atribuídos à companhia.

 

O comandante da companhia encontrava-se no Funchal desde o dia 15 de Agosto.

Em 5 de Novembro, os militares oriundos da Ilha da Madeira, bem como o capitão, embarcaram no Navio Funchal com destino ao local de IAO – Regimento de Infantaria nº 11 em Setúbal.

 

Nesta cidade recebeu os especialistas que são oriundos das mais diferentes regiões do continente. Juntou-se também o 1º Sargento. Todos os atiradores são naturais da Ilha da Madeira e Porto Santo, bem como os auxiliares de Cozinheiro.

 

Em 3 de Janeiro de 1971, efectuou-se na instalações do Clube Naval de Setúbal a cerimónia da entrega do guião, ao que se dignaram assistir o Sr. Governador Civil de Setúbal, Presidente da Câmara Municipal da mesma cidade, 2º comandante da Região Militar de Lisboa, comandante e 2º comandante do Regimento de Infantaria nº 11, e muito povo. Dignaram-se proferir alocuções alusivas ao acto, Sua Excelência o Brigadeiro 2º comandante da Região Militar de Lisboa, o comandante do Regimento de Infantaria nº 11, tendo por último agradecido o comandante da CCaç 3323.

 

Seguiu-se um desfile pelas principais ruas da cidade em direcção ao quartel. Dignou-se proceder à bênção do Guião oferecido à companhia pela Câmara Municipal do Funchal, o capelão da Região Militar de Lisboa, cerimónia que se realizou no mesmo dia, na Igreja de Jesus da cidade de Setúbal, com a presença das entidades já referidas. Em seguida, realizou-se um almoço no Hotel Esperança, oferecido pelo Governador Civil de Setúbal aos oficiais da Companhia e restantes convidados.

 

No dia 6 de Janeiro de 1971, a Companhia embarcou em Setúbal em autocarros que se dirigiram para o cais de embarque, tendo seguido para bordo do “Vera Cruz”, com destino à Região Militar de Angola. No dia seguinte escalava o Funchal, tendo continuado neste mesmo dia a viagem a caminho de Luanda, onde desembarcou no dia 15 de Janeiro de 1971.

 

Quando o navio navegava ao largo da costa da Guiné, foi recebido a bordo, um rádio do comandante do Batalhão nº 3830, comunicando que a Companhia passava a fazer parte do referido Batalhão.

 

 

Campo militar do Grafanil

 

Desembarcada em Luanda pelas 13 horas do referido dia, foi a Companhia transportada por Caminho-de-ferro para o Campo Militar do Grafanil, tendo as Boas-Vindas sido dadas pelo 2º comandante da Região Militar de Angola, tendo a Companhia aí permanecido até à madrugada do dia 18, altura em que se iniciou a deslocação para a Zona de Acção.

 

Nesta data foi adido à Companhia, com carácter permanente, um médico.

 

 

Leave a Reply